É muito comum vermos entre as pessoas, o gosto de experimentar alimentos novos ou uma novidade culinária. Se comer por si só já é delicioso, imagina experimentar algo novo, natural e com um sabor único? Muitos dos alimentos são difíceis de achar ou não conseguimos mais encontra-los, veja mais sobre quais são eles:
Mesmo em extinção por assim dizer, é interessante saber quais são esses alimentos e por qual motivo deixaram de ser encontrados com o passar dos anos. Vale dizer que a capitalização e a demanda por produção agrícola podem ser alguns dos motivos para o sumiço desses alimentos.
5 alimentos que desapareceram das plantações
1. Pera Ansault
Utilizada principalmente como sobremesa, essa pera era cultivada na França e muito conhecida por seu sabor doce e suave, contudo acabou sendo extinta por não ser muito atrativa para plantações em grande escala.
2. Maçã taliaferro
De acordo com estudos, essa espécie de maçã era cultivada nos Estados Unidos, na região da Virgínia. Essa fruta era considerada como a melhor para a fabricação de sidra.
3. Tâmara de Judeia
Originária de regiões próximas ao Mar Morto e do mar da Galileia, a Tâmara de Judeia foi extinta devido às mudanças climáticas. O fruto era muito citado por comunidades religiosas cristãs e tido como um alimento sagrado para os homens.
4. Sílfio
A erva era muito utilizada por causa de suas propriedades medicinais. Originária do norte da África, chegava até quatro metros de altura quando adulta, o caule da planta era cozido e adicionado em preparações culinárias.
5. Couve-flor cornish ou couve da Cornuália
Mesmo não sendo muito conhecida pelo seu sabor, essa variedade da couve-flor era muito importante para os agricultores. Isso, devido ao fato de ela oferecer uma resistência ao vírus anelado, responsável por estragar principalmente as plantações de couve.
Conhece os 16 alimentos que parecem saudáveis mais não são?
Você já parou para pensar que pode estar consumindo produtos que prometem ser saudáveis, mas na verdade podem fazer muito mal para o seu organismo? Muitos produtos vendidos no mercado estão carregados de conservantes, corantes e outros produtos químicos que podem jogar um balde de água fria nos seus planos de vida saudável. São eles:
Suco de caixinha
Segundo uma pesquisa realizada em São Paulo pelo Instituto Brasileiro de Defesa ao Consumidor (Idec), os sucos de caixinha contêm altos índices de açúcares, corantes e aromatizantes.
Sopa em pó
A sopa pronta é um alimento com um valor absurdo de sódio. Um envelope individual dessas sopas (como aquelas versões de caneca) contém entre 500 e 800 mg de sódio.
Chocolate diet
Os chocolates diet são aqueles em que foi retirado o açúcar, por isso servem para quem tem diabetes.
Massa sem glúten
Nos últimos anos muito foi falado sobre o glúten. Alimentos que não possuem essa substância são considerados mais saudáveis. Só que não é bem assim.
Frutas desidratadas
Muitas frutas desidratadas vendidas no mercado são também cristalizadas. Ou seja, recebem açúcar durante o processamento para realçarem o seu sabor.
Frutas desidratadas
Muitas frutas desidratadas vendidas no mercado são também cristalizadas. Ou seja, recebem açúcar durante o processamento para realçarem o seu sabor.
Frozen Yogurt
É bom pesquisar sobre a loja em que você consumirá o produto. Alguns estabelecimentos costumam misturar sorvete tradicional com o iogurte para dar mais consistência a sobremesa.
Chá pronto
Os chás em lata possuem substâncias conhecidas como flavonoides e antioxidantes. Porém, este produto possui uma grande quantidade de açúcar, além de conservantes e corantes, assim como os refrigerantes.
Peito de peru
Por conter uma grande quantidade de sódio em sua composição, o peito de peru pode não ser uma boa opção para ser consumida com frequência.
Chips de legumes
Os chips como de batata doce, beterraba, pepino e cenoura são opções vendidas nos supermercados como saudáveis.
Barrinha de cereal
Algumas barrinhas de cereal, de fato, são ricas em fibras e não contém açúcar ou gorduras saturadas, sendo assim uma boa opção para uma beliscada entre as refeições.
Isotônicos
Embora as bebidas esportivas contenham carboidratos e eletrólitos como sódio e potássio, que ajudam na hidratação, elas também reúnem uma grande quantidade de açúcar.
Bisnaguinha
Apesar de ser o lanchinho favorito das crianças, e de muitos adultos, a bisnaguinha não deve ser consumida sem limites.
Gelatina
Por ser uma opção de sobremesa leve e que ainda conta com a promessa de ser carregada de colágeno, se fala muito sobre a gelatina ser saudável.
Kani
O kani parece um alimento saudável e leve, certo? Errado. Basta ler a embalagem para saber do que é feito: bastonetes de surimi congelados com sabor artificial de carne de caranguejo.
Pão integral
Muitos pães integrais vendidos no mercado não são tão integrais quanto você pensa. Segundo normas da Anvisa (Agência de Vigilância Sanitária), a lista de ingredientes deve aparecer por ordem de quantidade.
Saiba mais: Escolha frutas maduras e doces sem precisar apertá-las no mercado