Conforme anunciado pela Receita Federal em maio deste ano, os repasses relativos à restituição do Imposto de Renda de 2023 (IR 2023) serão divididos em cinco grupos distintos e o quarto e penúltimo lote do repasse deve acontecer até o final do mês de agosto. A seguir, veja o cronograma completo de pagamentos e entenda em qual lote você poderá estar.
Receita deve liberar penúltimo lote neste mês
Conforme divulgado pela Receita Federal, os reembolsos referentes ao Imposto de Renda de 2023 (IR 2023) serão distribuídos em cinco lotes distintos. O desembolso do primeiro lote teve início em 31 de maio, seguido pelo segundo em 30 de junho e o terceiro em 31 de julho. Dois lotes adicionais permanecem pendentes, podendo ainda ocorrer lotes extraordinários.
Datas serão divulgadas com antecedência
Para oferecer um intervalo de consulta antes do pagamento, a Receita adotará sua prática habitual e disponibilizará a verificação dos lotes com antecedência de aproximadamente uma semana. Nesse sentido, aqueles que declaram poderão conferir a inclusão no quarto lote a partir da semana seguinte, a partir do dia 24 de agosto.
Leia mais: Já foi liberado? 4º lote da restituição do IR é o último ou não? Entenda o que precisa
Cronograma completo da Restituição do IR 2023
Confira as datas de desembolso dos lotes restantes:
- 1º lote: 31 de maio
- 2º lote: 30 de junho
- 3º lote: 31 de julho
- 4º lote: 31 de agosto
- 5º lote: 29 de setembro
Entenda a ordem de pagamento conforme critérios da Receita
O critério prioritário para a distribuição das restituições, alinhado com a data de submissão, abrange as seguintes categorias:
- Indivíduos com idade igual ou superior a 80 anos;
- Idosos a partir de 60 anos, pessoas com incapacidades e acometidos por enfermidades graves;
- Contribuintes cuja principal fonte de renda derive do ensino;
- Declarantes que optaram pela declaração pré-preenchida e aqueles que elegeram o reembolso via Pix;
- Outros contribuintes;
Restituição por Pix
Uma inovação para o Imposto de Renda de 2023 é a possibilidade de os contribuintes receberem os reembolsos via Pix. Aqueles que optarem por essa modalidade de recebimento devem registrar a chave do Pix em conformidade com o CPF do titular da declaração enviada à Receita Federal.
Leia também: Consulta da restituição de agosto começou?