Foi aprovada pelo Conselho Nacional da Previdência Social a Proposta Orçamentária que possibilita a realização de um novo concurso público do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), contemplando um considerável número de 9.229 vagas destinadas ao ano de 2024. O documento encaminhado ao Ministério do Planejamento e Orçamento revelou, em caráter de urgência a necessidade de ampliar seu quadro de funcionários. Saiba mais detalhes, logo abaixo.
Concurso do INSS bate às portas
A realização de um novo concurso público para o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) parece estar à vista, como afirmou o Ministro Carlos Lupi. Com base em informações recentes do Portal Brasileiro de Dados Abertos, constatou-se que o quadro do INSS conta com 23.467 cargos vagos, tornando a realização de um novo concurso uma medida quase que emergencial para restaurar a força de trabalho.
O Conselho Nacional da Previdência Social já aprovou a Proposta Orçamentária, prevendo um novo concurso INSS com um total de 9.229 vagas para o ano de 2024. De acordo com o documento que será enviado ao Ministério do Planejamento e Orçamento, há um reconhecimento explícito da necessidade de recorrer a um novo concurso público para preencher essas vagas e expandir a equipe.
Esse documento também recomenda que a receita própria obtida pelo INSS seja direcionada, conforme a Lei Orçamentária Anual, para financiar as atividades operacionais, especialmente aprimorando as instalações, sistemas e serviços prestados aos segurados e beneficiários.
A proposição de um novo concurso para a área de Perícia Médica está alinhada com o Plano Plurianual (PPA) de 2024 a 2027, elaborado pela Secretaria de Planejamento e Assuntos Econômicos do Ministério do Planejamento. O intuito é ampliar a capacidade de atendimento da Perícia Médica.
Leia mais: Novo concurso do Rio de Janeiro com 2 mil vagas: fique de olho
Aguardando autorização do MGI
O presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, revelou que o Ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, comunicou, em julho, que ainda aguarda a aprovação do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) para convocar inicialmente 250 dos aprovados no concurso do INSS. Tanto o presidente do INSS quanto o Ministro da Previdência têm como expectativa convocar os 250 primeiros aprovados e, posteriormente, chamar os 2.144 candidatos que compõem o cadastro de reserva.
No último Concurso do INSS, foram oferecidas mil vagas imediatas para o cargo de técnico do seguro social, com requisito de nível médio. Os aprovados nesse cargo receberão uma remuneração inicial de até R$5.905,79 por uma jornada de trabalho de 40 horas semanais. Portanto, se você tem o objetivo de se juntar à equipe do INSS, é importante continuar se preparando, visto que as perspectivas apontam para a realização de um novo certame em um futuro próximo.
Critérios de aprovação no concurso do INSS:
• Ensino médio completo
• Nacionalidade brasileira
• Idade mínima de 18 anos
• Aptidão física e mental (É esperado que avaliações médicos possam ocorrer em meio ao processo de seleção, avaliando a capacidade física dos candidatos)
• Histórico criminal e disciplinar (É necessário não ter sido condenado por crime doloso ou por crime culposo com pena de reclusão para ser aprovado no concurso)
• Registro profissional (Se o cargo exigir, é necessário possuir registro no Conselho Regional correspondente à profissão. Se certifique se esse requisito se aplica à vaga que você quer se candidatar)
Leia também: Petrobras terá novo concurso com 500 VAGAS; veja o que se sabe