Não é exagero afirmar que as pulgas representam uma verdadeira tortura para os animais de estimação, o que inevitavelmente inclui os cachorros: sejam eles grandes ou pequenos, podem acabar sofrendo com a mesma coceira mais cedo ou mais tarde, independentemente da raça. Mas a boa notícia, para quem possui um animal que acabou contraindo esses insetos, é que existe uma receita muito simples de talco antipulgas, que precisa de somente 4 ingredientes para ser preparada.
E, o melhor: são ingredientes que costumam estar na cozinha de qualquer casa.
Estes ingredientes, por sinal, são muito seguros, mas têm o uso indicado somente para os cães.
Trata-se de um verdadeiro remédio caseiro que foi divulgado no perfil Chemanimals, na rede social TikTok. Neste perfil, o veterinário José María Zamora costuma surpreender seus seguidores com soluções caseiras voltadas para os cuidados com os animais de estimação.
Os ingredientes do talco antipulgas indicado para cachorros
O veterinário e também TikToker José María Zamora assegura que o talco antipulgas cuja receita está em seu perfil oferece diversos benefícios para os animais de estimação. O amido de milho utilizado na receita, por exemplo, é perfeito para deixar o pelo macio e, ainda, para ajudar a mistura a se fixar no corpo dos cães. Já as folhas de eucalipto são um verdadeiro repelente natural para as temidas pulgas.
A citronela, por sua vez, mantém os companheiros peludos livres de moscas, mosquitos e ácaros. E a lavanda, por fim, faz com que o talco fique com um cheiro muito agradável, que não agride o olfato aguçado dos amigos de quatro patas dos humanos.
Estas são as quantidades certas para cada ingrediente da receita:
- Amido de milho (1 envelope)
- Folhas de eucalipto (1 punhado)
- Citronela (1 punhado)
- Lavanda seca (1 punhado)
Já o modo de preparo do talco antipulgas é composto por passos bem simples, conforme mostrado abaixo.
Eis o passo a passo:
- Triturar as folhas de eucalipto usando um liquidificador, até que elas virarem pó;
- Depois, acrescentar a citronela e ligar o aparelho para que triture tudo novamente, e repetir o processo com a lavanda seca;
- Quando tudo tiver virado pó, será hora de acrescentar o amido de milho e misturar tudo uma última vez.
O talco antipulgas já estará pronto, e deverá ser colocado em um recipiente de vidro que tenha tampa. E, para que a aplicação seja mais fácil e na quantidade certa, esta tampa deve ser furada, com o auxílio de uma faca quente ou mesmo de um prego.
Por fim, será hora de cobrir esse recipiente e colocá-lo em um lugar que seja seco e fresco.
Veja também: Água oxigenada tem utilidades incríveis para o dia a dia na sua casa
Como a aplicação do talco antipulgas deve ser feita
Antes da aplicação em si, é importante se certificar de que todos os ingredientes realmente foram triturados e formaram um pó uniforme. Afinal, algumas sujeiras podem machucar o animal de estimação.
Feito isso, a aplicação já pode começar, e ela também é extremamente simples: basta distribuir o talco pelo dorso e também pela barriga do cachorro, preferencialmente fazendo uma massagem.
Não é preciso enxaguar ou escovar, e a mistura pode ser usada semanalmente. Lembrando, mais uma vez, que ela é indicada somente para cães, uma vez que os gatos são sensíveis aos cheiros da lavanda e do eucalipto.
Veja também: Apagão no Brasil vai acontecer de novo? Entenda o assunto que virou meme