O WhatsApp a cada dia que se passa, busca ainda mais se inovar e ter todo o controle no que diz respeito mensageiros instantâneos e agora, a nova atualização que chegou no aplicativo, promete mudar a vida de todos os usuários, isso irá até evitar que pessoas migrem para aplicativos modificados, apenas para liberar a função em questão. A empresa, de modo inteligente, além de liberar as atualizações, ainda conquista os usuários que preferem outros aplicativos.
Qual a função desta nova atualização?
A atualização usa uma funcionalidade que já é bastante conhecida em outras redes sociais, como Facebook e Instagram, a saber, usar mais de uma conta no mesmo dispositivo. É fato que nas redes sociais citadas, com apenas um clique, é possível navegar entre as contas disponíveis no aparelho celular.
Então, quando a atualização estiver disponível para todos, ao clicar no canto superior, será possível mudar de uma conta para outra, isso irá eliminar a necessidade de baixar o aplicativo do WhatsApp em outro celular e até mesmo, de baixar um WhatsApp modificado apenas para ter dois números no mesmo aparelho.
Segundo o principal portal de informações do WhatsApp, o WABetaInfo, a partir da versão 2.23.17.8 a função já está sendo liberada, mas como sempre, não para todos os usuários, apenas alguns estão tendo acesso.
Veja também: 3 NOVAS Funções Que O WhatsApp Preparou E Vão ABALAR
Como saber se tenho acesso a função?
O processo de verificação é bastante simples, na página inicial do WhatsApp, clique em configurações, ao fazer isso, uma aba irá abrir com o seu perfil. Se a funcionalidade estiver disponível, uma seta irá aparecer, ao lado do ícone do QR Code.
Ao aparecer, basta clicar nela, será possível utilizar outra conta ou migrar para uma conta já existente. Caso ele queira usar uma conta nova, basta ter disponível outro número.
Lembrando que a função é diferente da antiga, que parece, mas não é igual, a saber, a função “modo companheiro”, a antiga função, apenas auxiliava no processo de sincronização de contas entre os aparelhos.
Veja também: 3 Dicas Para Ajudar Quando A Pessoa Demora Muito Para Responder No WhatsApp
Perigos de utilizar aplicativos modificados
Como citado, antes da função chegar, caso alguém quisesse ter mais de uma conta, acabava apelando para aplicativos de terceiros, que prometiam “clonar” o aplicativo permitindo que um novo fosse instalado no mesmo aparelho.
Ou então, o usuário precisava baixar o conhecido WhatsApp GB, que é uma das versões mais conhecidas do aplicativo modificado. Mas como o próprio nome diz, é apenas uma modificação e isso oferece vários riscos ao usuário.
O principal risco é ele ter sua privacidade exposta, pois a partir do momento que utiliza uma versão modificada, a empresa Meta não pode mais garantir a criptografia de ponta a ponta utilizada em todos os seus aplicativos.
Função do WhatsApp “blinda” o dispositivo de links maliciosos
Como já citado, o aplicativo se preocupa bastante com vários fatores inerentes a segurança e a privacidade de seus usuários. Além disso, a empresa busca diminuir os índices de golpes que são aplicados utilizando o WhatsApp como “ponte” entre o criminoso e a vítima.
Para isso, há uma nova funcionalidade, que nem precisa ser ativada, já está funcionando de maneira padrão. Com ela, quando o usuário receber algum link de algum contato que não esteja em sua lista de amigos, o link é bloqueado.
Basicamente, ele fica como um texto normal, o que impossibilita que a vítima clique no link. Contudo, caso ela responda algo ou clique em “ok”, a mensagem irá virar um link normalmente, portanto, é preciso ter bastante cautela.
Como não cair em golpes pelo WhatsApp?
Infelizmente, a plataforma ainda é bastante utilizada por vários criminosos com um único propósito: praticar golpes e levar vantagens sobre os demais usuários. Mas através de algumas dicas, é possível minimizar as chances disso acontecer, a saber:
- Seja maldoso: no caso, uma maldade boa, de achar que sempre o outro pode dar um golpe em você. Por que falar isso? até mesmo seus próprios contatos, ao serem hackeados ou clonados, podem fazer isso, mas lembrando, por trás disso tudo, há um criminoso virtual;
- Não seja ambicioso: a maioria dos golpes ocorrem por conta de um único motivo: ambição. Essa é uma das iscas preferidas pelos golpistas, aproveitar do estado de necessidade dos usuários para cometer as maldades.
Portanto, ao perceber alguma movimentação estranha em seu WhatsApp, sempre desconfie e evite ter um prejuízo maior.
Faça isso para deixar o WhatsApp mais rápido
É comum que alguns usuários falem sobre uma certa lentidão ao utilizar o aplicativo do WhatsApp, isso pode ocorrer por vários motivos, mas o principal, é somente um: cache. O cache são informações temporárias, que o aplicativo utiliza para conseguir carregar mais rápido. Todavia, com o tempo, isso mais atrapalha do que prejudica.
Contudo, é possível realizar a exclusão desse cache e deixar o aplicativo mais leve, a saber, basta fazer isso:
- Abra as configurações do seu dispositivo;
- Toque na aba “aplicativos” e selecione o WhatsApp;
- Feito isso, vá até “armazenamento” e por fim em “limpar cache”.
Pronto, o cache estará limpo. Mas caso queira limpar tudo, inclusive seus dados e arquivos, clique em “Limpar dados”, lembrando que essa opção não é tão indicada.
Aprenda a mudar a cor do WhatsApp
Alguns usuários do WhatsApp querem deixar o mensageiro com a cara deles, para isso, tentam personalizar tudo, até mesmo, as cores padrões de sua interface. A má notícia é que de maneira nativa, realizar essa ação não é possível, todavia, através de alguns aplicativos, é viável.
Todavia, a própria empresa que administra o WhatsApp não recomenda isso, pois qualquer aplicativo que influência em características originais do aplicativo, pode ser prejudicial para a segurança e privacidade de todos os usuários.
Mas nem tudo está perdido, é possível que o usuário personalize o plano de fundo de cada conversa, ou aplique um universal para todos. Basicamente, cada chat poderia ter uma cor única. Para fazer isso é bem fácil, basta ir na conversa, clicar nos três pontinhos que ficam no canto superior e após isso clicar em “papel de parede” e realizar a modificação.