O Auxílio-Inclusão é o novo benefício que foi liberado pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e regularizado pelo Governo Federal.
O valor é de 606 reais mensais que visa servir de renda às famílias em vulnerabilidade social que se encaixam em uma modalidade específica de assistência.
Assim como os outros benefícios, é importante que você se atente ao seu cadastro no CadÚnico para que ele esteja regularizado e atualizado. Dessa forma, você não correrá o risco de ficar de fora do programa ou, até mesmo, de ser retirado de outros.
Nesse sentido, veja tudo o que você precisa saber sobre esse benefício e quem é que pode solicitar.
Auxílio-Inclusão
Esse benefício é bastante recente e começou a ser paga aos beneficiários apenas em outubro, há um mês. Nesse sentido, muitos ainda se sentem perdidos quanto a vigência do programa, quem pode participar e como solicitar o benefício.
Pago pelo Instituto Nacional do Seguro Social, o INSS, o auxílio tem como a intenção garantir renda aos cidadãos que já foram beneficiários, ou ainda são, do BPC, o Benefício de Prestação Continuada.
Sendo assim, o valor estabelecido para o benefício é de meio salário mínimo que, em 2022, esse valor é de 606 reais. Ou seja, para o ano que vem, é provável que o pagamento aumente para algo em torno de 650 reais.
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Quais são os requisitos para receber?
Para receber o auxílio é necessário que se cumpra a alguns requisitos e condições. Em primeiro lugar, o benefício é destinado, exclusivamente, para pessoas com deficiência.
Além disso, essas pessoas devem receber o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e trabalhar com carteira assinada. Os cidadãos que receberam o BPC, pelo menos, nos últimos cinco anos, o pagamento também é previsto.
Sendo assim, para receber o Auxílio-Inclusão, seguem-se as seguintes condições:
- é obrigatória a comprovação de deficiência por laudo médico;
- é preciso possuir o nome fora dos órgãos de proteção ao crédito;
- estar recebendo o BPC ou ter recebido, pelo menos, nos últimos cinco anos;
- ter renda familiar de até dois salários mínimos por pessoa;
- ter inscrição na Previdência Social e ter uma atividade remunerada;
- estar com a inscrição atualizada no CadÚnico.
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Como posso solicitar o Auxílio-Inclusão?
Bom, caso você atenda aos requisitos, para solicitar o benefício basta que você acesse o site (https://meu.inss.gov.br/#/login) ou o aplicativo Meu INSS (https://bit.ly/3ANTHrB). Além destes canais, você pode também ligar para a central de atendimento do INSS pelo número 135.
Para aqueles que forem solicitar o Auxílio-Inclusão pelo app, basta fazer login na plataforma do INSS, selecionar a opção “Novo Pedido” e digitar o nome do benefício “Auxílio-Inclusão” na busca.
Feito isso, clique em “Serviço” e leia o texto de informações que aparecerá na sequência. Sendo assim, preencha os seus dados e selecione a opção “Avançar”.
A resposta para a solicitação vem através das próprias notificações do aplicativo e pode ser dada em até 30 dias úteis.