Em 4 de agosto, a Uber anunciou a relação de veículos que não serão mais elegíveis para as categorias Black e Comfort. Através de análises baseadas nas opiniões dos usuários, a empresa determinou quais modelos não serão mais aceitos nessas alternativas, as quais normalmente proporcionam uma rentabilidade maior aos motoristas colaboradores.
Uber em 2024
No que diz respeito ao Uber X, as diretrizes permanecem inalteradas: automóveis de 4 portas e capacidade para 5 passageiros, equipados com ar-condicionado, e com uma idade máxima de fabricação de 10 anos (em algumas cidades o limite é de 8 anos). Isso implica que, a partir de 2024, veículos fabricados até o ano de 2014 serão aceitos na maioria das localidades brasileiras.
A empresa também ressalta algumas restrições específicas para determinados tipos de veículos em seu site: “Não são aceitos, em nenhuma categoria de viagem, carros com placa vermelha, pick-ups, vans e caminhonetes. Também não aceitamos veículos adesivados, plotados, sinistrados e/ou com alteração no sistema de suspensão ou freios. Infelizmente, não podemos abrir nenhuma exceção”.
Para as categorias Uber Comfort e Black, a plataforma estabelece que os carros devem possuir 4 portas, assentos para 5 passageiros, ar-condicionado e pelo menos 100 viagens completas no histórico. Além disso, é necessário manter uma avaliação média dos usuários de pelo menos 4,85.
A marca e a idade dos veículos aceitáveis variam de acordo com a cidade.
A empresa afirmou que os modelos aprovados para essas categorias devem ter um espaço interno mais amplo e um porta-malas com capacidade mínima de 300 litros. Além disso, a marca redesenhou os critérios para aceitação de veículos nessas duas modalidades de acordo com as preferências dos clientes e passageiros.
Outra novidade é a possibilidade de os usuários personalizarem suas viagens. Inicialmente, eles poderão escolher a temperatura do ar-condicionado, a estação de rádio ou até mesmo optar por um trajeto em silêncio.
Veja também: Como a Uber pode ajudar motoristas a comprarem carros novos?
Lista completa de carros
A Uber atualizou os requisitos para os veículos que podem ser usados nas modalidades Uber Black e Uber Comfort. Os seguintes veículos não serão mais aceitos nessas modalidades:
- Veículos com mais de 10 anos de fabricação
- Veículos com mais de 100.000 milhas rodados
- Veículos que não tenham ar-condicionado
- Veículos que não tenham cintos de segurança para todos os passageiros
- Veículos que não estejam em bom estado de conservação
Os motoristas que possuírem um desses veículos terão de trocá-los por um veículo que atenda aos novos requisitos. Caso contrário, eles serão desativados das modalidades Uber Black e Uber Comfort.
Segue abaixo a relação de veículos que não serão mais aceitos nas modalidades Uber Black e Uber Comfort:
Uber Black:
- Land Rover Freelander
- Mitsubishi Pajero TR4
- Suzuki Grand Vitara
- Suzuki Vitara
- Ford Edge
- Ford Focus
- Territory
- Toyota Corolla Fielder
- Toyota Hilux
- Audi RS 7
- Citroën C4L
- Citroën C5
- Peugeot 2008
- Peugeot 408
- Peugeot 508
- Renault Fluence
- Caoa Chery Tiggo 3X
- JAC Motors T6
- Lifan X60
- Honda CR-V
Uber Comfort:
- Land Rover Freelander
- Chevrolet Blazer
- Cobalt
- Chevrolet Joy Plus
- Honda CR-V
- Honda Fit
- Ford Edge
- Ford Fiesta sedã
- Focus
- Ka sedã
- Territory
- Lexus ES
- Volkswagen Voyage
- Porsche Cayman
- Fiat Bravo
- Fiat Doblo
- Grand Siena
- Idea
- Linea
- Siena
- Siena Attractive
- Citroën C4 Pallas
- Citroën C5
- Geely EC7
- Caoa Chery Tiggo 7 Pro
- Caoa Chery Tiggo 8 Pro
- JAC Motors J5
- JAC Motors J6
- iEV20
- Lifan 530
Veja também: Surfando em cima do carro em Uberlândia: homem viraliza na internet e arrisca sua vida