Você sabia que a palmeira planta e seus tipos possuem extenso valor ornamental? A planta, inclusive, faz parte do repertório de poetas consagrados da literatura brasileira.
Afinal, Gonçalves Dias já declamou em versos “minha terra tem palmeiras onde canta o sabiá”
Por isso, por sua beleza e também por sua diversidade de espécies ela é utilizada como paisagismo e também em decorações dentro de casa.
Aliás, uma dica para deixar a sua palmeira ainda mais chamativa, é investir em um cachepot para plantas. Essa é uma boa maneira de chamar a atenção de uma visita e criar um ponto de destaque em sua sala, por exemplo.
Por fim, se você quer saber mais sobre palmeira, planta e tipos, saiba que você está no artigo certo. Continue conosco e boa leitura!
Como plantar e cuidar da palmeira?
Antes de mais nada, você deve escolher o tipo de palmeira que mais se adeque ao lugar aonde irá plantá-la. Saiba que isso é um desafio. Afinal, existem mais de 2.500 espécies dessa planta no mundo.
Dito isso, saiba que cada espécie pede por um cuidado diferente. No geral, por se tratar de árvores, para plantar e cuidar da palmeira o ponto básico é possuir um solo fértil e drenado.
Outro ponto em comum entre quase todas as palmeiras é que elas pedem por regas frequentes e proteção do Sol quando ainda são jovens. E, em contrapartida, bastante sol em sua vida adulta.
Palmeira planta tipos: conheça dez opções disponíveis para sua casa e jardim
Em razão da extensa variedade de tipos de palmeira, selecionamos algumas opções que melhor se encaixam em ambientes com fim decorativo. Confira abaixo as melhores opções para o plantio feito em casa levando em conta os tipos de palmeira.
1. Palmeira Azul
Inicialmente, quando se pensa em um projeto paisagístico que envolva palmeiras, uma das primeiras a serem levadas em consideração é a palmeira azul.
Elas chamam atenção devido suas folhas que possuem um formato quase arredondado e um belo tom de cinza.
Outra vantagem em optar pela palmeira azul é que ela pode ser plantada diretamente no solo ou em um vaso.
2. Palmeira Leque
Essa palmeira é uma planta que se destaca entre seus tipos. Isso porque se trata de uma espécie de porte pequeno se comparada às demais (elas crescem, no máximo, entre 4 a 10 metros). Ela é uma escolha para decorações em salas, por exemplo.
O cuidado necessário para a espécie é ter a atenção de deixá-la em ambientes com boa iluminação.
3. Palmeira Washingtonia
A palmeira Washingtonia ou simplesmente palmeira de saia, é utilizada em projetos paisagísticos em ambientes abertos em detrimento da sua altura.
À primeira vista, você já deve ter visto esse tipo de palmeira em jardins, praças ou avenidas. Planejar seu paisagismo junto a outras da mesma espécie cria uma bela composição de cenário.
O cuidado necessário para esse tipo de palmeira é receber bastante luz do Sol, desde sua vida jovem. Além disso, sua escolha é comum entre paisagistas em razão do seu rápido crescimento.
4. Palmeira Garrafa
Essa espécie de palmeira é muito bem vista por quem quer trazer a espécie para dentro de casa. Isso porque, além de sua beleza natural, o seu crescimento é lento e a altura máxima que ela atinge, no geral, se compreende entre 3 a 6 metros de altura.
No entanto, não se esqueça de deixá-la em contato direto com o sol. Solo ou vaso? Você decide.
5. Palmeira Areca
Sobretudo, saiba que esse é um dos tipos de palmeira mais escolhidos para projetos paisagísticos em jardins em todo o mundo!
Ela também cabe em ambientes internos, mas é necessário ter atenção ao seu crescimento, que pode chegar até 12 metros de altura.
Mais uma vez, você escolhe se ela será plantada no solo ou em um vaso.
6. Palmeira Imperial
Tão imponente quanto o nome sugere, a palmeira imperial é um tipo de palmeira de grande porte e que pode chegar a até 40 metros de altura. Por isso, obviamente, ela é utilizada em projetos paisagísticos ao ar livre.
Bem como as outras espécies de palmeiras, a Imperial pede por bastante Sol para que seu crescimento se dê de forma saudável.
7. Palmeira Rabo de Raposa
A palmeira Rabo de Raposa é uma espécie menos comum no Brasil, mas vem ganhando espaço em projetos paisagísticos. Essa espécie deve, sobretudo, ser utilizada em parques ou jardins.
No geral, seu crescimento não ultrapassa 12 metros de altura. Sua beleza está diretamente atrelada ao formato das folhas.
Além disso, essa é uma espécie que lida bem tanto com o frio, tanto com o calor.
8. Palmeira Fênix
A Palmeira Fênix, também chamada por mini palmeira, cresce, no máximo, dois metros de altura. Por esta razão, ela é utilizada a fim de compor a decoração de ambientes interiores.
No entanto, antes de considerar o seu plantio cabe um ponto de atenção: essa espécie possui espinhos na base de suas folhas. Por isso, escolha com cuidado o local em que irá cultivá-la.
9. Palmeira Triangular
A Palmeira Triangular, em geral, cresce de forma mais lenta e atinge até seis metros de altura. O que se destaca nessa espécie é a maneira como as folhas se apresentam na coroa da planta: formando um triângulo!
Inicialmente, o seu cultivo pode ser feito em vasos. Todavia, pouco antes de atingir a vida adulta o ideal é que ela seja abrigada em um espaço amplo.
10. Palmeira Ráfis
Por fim, mas não menos importante, essa espécie é uma das mais belas entre as palmeiras. Além de ser fácil de cuidar e se adaptar bem a um ambiente de casa, a Palmeira Ráfis é a melhor pedida para quem deseja criar um ponto de destaque dentro de casa.
Em projetos paisagísticos, essa espécie de palmeira deve estar sozinha ou em grupos. No entanto, vale dizer que seu destaque é maior se utilizado em interiores.
Conclusão
Agora que você já conhece palmeiras, plantas e seus tipos, que tal se preparar para plantar a sua?
Lembre-se que as palmeiras são excelentes opções para compor uma decoração com outras espécies de plantas, e não precisam ser necessariamente o centro das atenções.
Obrigado por acompanhar até aqui, cuide bem de sua palmeira e até a próxima!