Lançada no mês de maio de 2023, a carteira virtual do INSS teve seu lançamento pelo Governo Federal. O documento traz benefícios como descontos e serve como comprovante também.
E ainda é bem fácil de ter acesso! Tudo pode ocorrer pelo aplicativo gratuito disponível para celulares.
Essa facilidade visa fornecer aos cidadãos acesso à confirmação de dados, além de descontos em farmácias, cinemas, shows, serviços, telemedicina, seguros, viagens, entre outros, sem precisar imprimir comprovantes ou emitir cartões físicos.
Além de oferecer as vantagens, o cartão também serve como comprovante do benefício, eliminando a necessidade de cartão físico.
Quais são as vantagens.
Foi informado pelo ministro da previdência social que informou que está em busca de mais parcerias com outros bancos além do Banco do Brasil e Caixa. Hoje em dia são 27 instituições financeiras que operam os benefícios no Brasil.
O aplicativo e o site Meu INSS são utilizados por cerca de 400 mil pessoas, que usam o serviço para emitir a declaração de benefício. É justamente esse público que poderá ter acesso ao “clube de vantagens”. Para terem direito, eles só precisarão comprovar o vínculo com o INSS e depois usufruir dos descontos.
Cada banco vai oferecer uma lista de vantagens que vai de acordo com o interesse da instituição.
Depois de consultar os benefícios disponíveis no site do banco, o beneficiário pode usufruir deles apresentando o cartão virtual em outros estabelecimentos participantes.
Por fim, vale lembrar que o recurso não está disponível para quem não recebe benefícios ativos do INSS e para quem recebe Seguro-Desemprego Pescador Artesanal.
Assim, em caso de dúvidas ou problemas durante o processo, o INSS recomenda ligar para o número 135 por meio de um telefone. Assim, um atendente treinado consegue ajudar na solicitação.
O que é o MEU INSS?
O Meu INSS é um serviço online oferecido pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) do Brasil, que permite aos cidadãos acessarem informações e serviços relacionados aos seus benefícios previdenciários como aposentadoria, pensão por morte, salário maternidade e outros benefícios sem precisar ir a uma agência física do INSS.
Saiba mais: Quanto você tem que pagar para o INSS se perder o emprego?