O INSS é responsável por efetuar o pagamento do benefício de milhões de brasileiros, tanto no âmbito previdenciário quanto no âmbito assistencial. E nas últimas semanas, uma informação deixou vários segurados com medo, pois surgiu um boato que o benefício dos cidadãos poderiam ser bloqueados caso eles tivessem o nome igual de pessoas que entraram em óbito, então, o bloqueio iria acontecer como uma medida de segurança, entenda exatamente o que fazer nesses casos.
Quais benefícios são pagos pelo INSS?
A autarquia é responsável por efetuar o pagamento de milhões de beneficiários em todo território brasileiro, os benefícios vão desde o âmbito da previdência social até programas sociais vinculados ao Cadastro Único, como é o caso do BPC.
Além disso, também é responsável pelas aposentadorias em suas mais variadas modalidades, como por tempo de contribuição, por idade ou por invalidez. Os principais são:
- Pensão por morte;
- Auxílio-doença e acidente;
- Salário-maternidade;
- Auxílio-reclusão;
- Aposentadorias;
- BPC.
Então, é notório que há um grande número de benefícios administrados pelo INSS, ou seja, qualquer decisão de bloqueio pode afetar de maneira simultânea, milhões de segurados, por isso, a preocupação dos brasileiros.
Veja também: Saque Especial Do FGTS Já Pode Ser Feito Em Agosto
Realmente pode ocorrer o cancelamento do benefício?
Primeiro é importante se atentar a diferença dos termos, ou seja, o que é cancelamento e o que é suspensão. Ambos são conceitos parecidos mas que na prática, são totalmente diferentes. E isso pode acontecer quando há problemas na identificação dos segurados.
Então, quando o INSS não tem total certeza sobre a identidade dele, ele realiza uma suspensão temporária, para averiguar se de fato aquela pessoa é a titular do benefício em questão. Para isso, é preciso que o segurado apresente todos os documentos exigidos para que haja a reativação do benefício.
Isso geralmente acontece quando ocorre o óbito de uma pessoa e ela possui o nome idêntico ao de outro segurado, para isso, primeiro é realizado um cruzamento de dados com a Base de Dados do Ministério da Saúde, por intermédio do Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM).
Veja também: Empréstimo Consignado Sofre Alteração E Pega TODOS De Surpresa
Como reativar o benefício?
O procedimento para reativar o benefício é bem simples, desde que esteja tudo dentro das exigências da autarquia. Para se ter noção, em 2022, o INSS identificou mais de 84 mil benefícios com sinais de óbito na base do Ministério da Saúde e realizou a suspensão, desses, apenas 1.065 foram reativados, isso resultou em uma economia exorbitante para a autarquia.
E para reativar, basta seguir o passo a passo:
- Acesse o portal Meu INSS e realize login;
- Clique em “Novo pedido”;
- Selecione “Novo requerimento”;
- Acesse “atualizações para manutenção do benefício;”
- E clique em reativar benefício.
Por fim, basta preencher os dados solicitados, caso eles estejam corretos, rapidamente o benefício será desbloqueado e o segurado pode realizar o saque dos valores atrasados.