Você conseguir enviar a declaração do Imposto de Renda, no entanto ainda não recebeu a restituição? Essa é uma situação que muitas pessoas estão questionando, mas na verdade existe uma ordem para esse recebimento. A Receita Federal já confirmou que liberou os pagamentos referente ao 3º lote, e se o seu nome não está nesse lote é necessário analisar.
Para ter o direito de receber a restituição do Imposto de Renda é preciso que o contribuinte preencha os dados bancários antes da transmissão da sua declaração para a Receita Federal, pois assim quando chegar a hora esse dinheiro da restituição será automaticamente enviado para a conta.
Se constar os dados errados na informação da conta corrente, o contribuinte tem até um ano (12 meses) para ir atrás desse dinheiro antes de ele voltar para a Receita Federal.
O que é malha fina?
O termo malha fina deixa pessoas com dúvidas e ao mesmo tempo com medo do que isso significa, porém qualquer declaração do Imposto de Renda de qualquer pessoa é destinada para a Receita Federal para ser analisada com os dados e comparar as informações enviadas pelo contribuinte com a informação que foi enviada por terceiros e pelas bases de dados do governo.
Assim, quando o sistema analisa essas informações e encontra algum tipo de divergência a declaração vai passar por análise mais profunda e crítica, e isso é conhecido como malha fiscal, popularmente chamada como malha fina do Imposto de Renda.
Um erro somente pode fazer o contribuinte cair dentro da malha fina do IR, pode ser o preenchimento incorreto dos dados, incompatível ou casos graves de fraude e assim por diante. Vale ressaltar que quando uma pessoa cai na malha fina não significa somente um problema, as vezes é porque também tem divergências de informação na declaração.
Cai na malha fina, e agora?
O contribuinte que estiver na malha fina precisa corrigir as informações o mais rápido possível, todas as informações que constam erro através do cruzamento de dados que citamos acima da Receita Federal para ter validade.
Se o contribuinte não fizer nada mesmo depois de cair na malha fina e receber a notificação, ele poderá sofrer algumas penalidades, como multa de 75% em cima do valor do imposto, e ter o nome no Cadin, que é o cadastro de pessoas que tem dívidas com os órgãos federais.
Veja também: Restituição do IR 2023: quando cai na conta e qual o valor
Como consultar se estou na malha fina?
Ao contrário do que todos imaginam, o processo é simples para realizar a consulta do Imposto de Renda:
- Acesse ao Portal e-CAC da Receita Federal
- Em seguida, clique na opção entrar com gov.br (para entrar com sua conta)
- Na tela inicial clique em “Meu Imposto de Renda (Extrato da DIRPF)” no Menu ao lado esquerdo
- Em seguida, na Aba serviços, clique sobre a opção “Pendências de Malha”
- Por fim, ao clicar na opção você verá se sua declaração está em malha e verificar o motivo da retenção.
Veja também: Receita libera surpresa para aumentar sua restituição do IR; veja qual o próximo lote