O Banco Central emitiu um alerta muito importante aos brasileiros. Há algum tempo viralizou o valor exato das quantias esquecidas que podiam ser sacadas pelos brasileiros. Estima-se que ainda haja milhões disponíveis. Dinheiro oriundo de valores esquecidos em bancos, consórcios, etc. É possível realizar a consulta através do site oficial do Banco Central — entretanto, isso abriu margem para um grande problema! Caso você tenha dinheiro esquecido ou realizou saques recentes, fique atento.
Banco Central emite alerta
O Banco Central informou que criminosos estão entrando em contato com algumas pessoas que possuem valores a receber. Em alguns casos, as pessoas sequer tem esses valores. Os criminosos acabam inventando valores surreais — ao se passarem por agentes bancários.
O intuito é aplicar um golpe: informando os valores a receber e posteriormente cobrando uma taxa para saque. Logo após as vítimas enviarem o Pix dessa taxa — o contato é bloqueado e o crime acaba sendo cometido com êxito.
O contato pode ser feito por WhatsApp ou SMS — posteriomente evoluindo para outras redes de contato. O golpista acaba fornecendo links com domínios ‘semelhantes aos reais’ a fim de enganar cada vez mais pessoas.
O BC afirma que o modelo de saque não é esse e que eles não atuam dessa maneira. Para evitar cair neste golpe é necessário consultar os valores esquecidos e solicitar o saque apenas pela plataforma de Valores a Receber do Banco Central.
Leia mais: ADEUS, moscas na cozinha! Veja como se livrar delas totalmente
Como consultar os valores corretamente?
Para não cair no golpe é necessário realizar a consulta e pedir o saque da maneira correta. Evitando possíveis problemas e dilemas durante os procedimentos. O intuito é obter o máximo possível de segurança a cada etapa dos procedimentos.
- Pesquise no Google por ‘Valores a Receber — Banco Central’;
- Clique no primeiro resultado oficial do Governo;
- Clique em ‘Consultar valores a receber’;
- Faça login com a conta do Governo;
- Preencha o CPF/CNPJ e data de nascimento ou criação da empresa.
- Pronto.
Esses são os passos a ser seguidos para conseguir sacar os valores guardados. Haja vista que é necessário ter uma chave pix cadastrada em alguma instituição bancária vinculada ao CPF do titular.
Com isso os brasileiros conseguem muito mais segurança durante os procedimentos e podem sacar os valores de maneira fácil e rápida. Lembrando que não são cobradas qualquer taxa ou adicionais de repasse.
Portanto, é importante estar atento a esses detalhes a fim de evitar possíveis problemas durante os repasses dos valores disponíveis para receber. Todo cuidado é pouco.
Leia mais: Universidade libera cursos de graça para os brasileiros; veja a lista