Desaparecida desde 2019, a jovem Alicia Navarro reapareceu em uma delegacia de polícia em Montana, nos Estados Unidos, após anos de investigações e campanhas para ajudar a encontrá-la. Hoje com 18 anos, a adolescente pediu aos policiais que a tirem da lista de crianças desaparecidas. Saiba mais abaixo o que aconteceu com a menina que sumiu por quase quatro anos.
Desaparecida por quatro anos
Alicia Navarro, que desapareceu de sua casa poucos dias antes de seu aniversário de 15 anos, foi encontrada a vários estados de distância esta semana, quando ela mesma entrou em uma delegacia de polícia em Montana, nos Estado Unidos, e pediu para ser removida da lista de crianças desaparecidas.
A garota do Arizona, agora com 18 anos, entrou em um departamento de polícia em uma pequena cidade a 40 milhas da fronteira canadense, e se identificou como a adolescente que foi dada como desaparecida em setembro de 2019, segundo informou a polícia de Glendale na última quarta-feira (26).
“Alicia Navarro foi localizada”, disse o gerente de comunicações de segurança pública de Glendale, José Santiago, durante uma coletiva de imprensa. “Ela está segura, segundo todos os relatos, saudável e, segundo todos os relatos, feliz.”
Leia mais: BIZARRO! Mulher “parada no tempo” viraliza ao ser flagrada na internet
O desaparecimento
A adolescente – que foi descrita como autista, mas altamente funcional em seu relatório de pessoa desaparecida – deixou sua casa em Glendale durante a noite no dia 14 de setembro. 15, 2019, com apenas 14 anos.
Seus pais, que estavam dormindo quando ela saiu de casa, encontraram um bilhete escrito à mão por sua filha dizendo: “Fugi. Eu retornarei. Sinto muito” no dia seguinte, de acordo com o KTAR News.
Navarro pegou seu telefone e seu laptop e empilhou cadeiras para escapar pela cerca dos fundos da casa, disse sua mãe mais tarde em uma entrevista local. Ela nunca mais ouviu falar dela, até esta semana.
Após a volta inesperada da jovem até então desaparecida, o departamento de polícia alertou à delegacia de Glendale, que confirmou sua identidade e contatou a família da adolescente para informar que ela havia sido encontrada em segurança.
Navarro então falou com sua mãe, que nunca desistiu de procurar por sua filha, em um reencontro emocionante, disse a polícia.
A adolescente queria ter certeza de que sua mãe sabia que ela estava bem e se desculpou muito com a dor que sua mãe passou por não saber onde ela estava nos últimos quatro anos ou mesmo se ela ainda estava viva, disse Santiago.
Sua mãe, Jessica Nuñez, chamou a descoberta de sua filha quatro anos após seu desaparecimento de um milagre em um vídeo que ela postou no Facebook.
“Para todos que perderam entes queridos, quero que usem este caso como exemplo”, disse ela. Milagres existem. Nunca perca a esperança e lute sempre.” Nuñez disse que não tem detalhes sobre o desaparecimento de sua filha, mas disse que “o importante é que ela está viva”.
A polícia de Glendale disse que está investigando como a adolescente chegou a Montana e com quem ela tem estado nos últimos quatro anos, já que muitas perguntas permanecem sem resposta. Eles disseram que Navarro fugiu de casa por vontade própria e tem cooperado com a investigação. Ela também disse à polícia que ninguém a machucou e ela parecia estar saudável.
A menina permanece em Montana e pode ir e vir quando quiser, mas pede privacidade para poder seguir em frente com sua vida, disse Santiago.
Leia também: Alerta: desafio no WhatsApp faz menina de 12 anos se cortar e fugir de casa