Se você perdeu seu emprego recentemente e não sabe qual o próximo passo que precisa fazer para solicitar o seu benefício, trouxemos esse texto para te orientar como fazer e pedir o seguro-desemprego.
Vale ressaltar que o seguro-desemprego é um dos benefícios mais importantes dos direitos de um trabalhador, ou seja, é um benefício que oferece auxílio em dinheiro por um período determinado ao trabalhador até que recoloque no mercado de trabalho.
O seguro-desemprego tem a concessão de 3 a 5 parcelas de forma contínua ou de forma alternada e a Caixa Econômica Federal está atuando como Agente Pagador do seguro-desemprego. Também tem como dar entrada ou fazer agendamento do benefício através do Portal Emprega Brasil, ou seja, o trabalhador poderá consultar e fazer o 1º requerimento.
A intenção principal do Governo Federal é fazer com que o trabalhar tenha fácil acesso ao seu benefício, sem precisar se deslocar para ir em uma unidade do Sistema Nacional de Emprego (SINE). Conforme disse o Governo Federal, esse benefício é destinado ao trabalhador registrado como pessoa física ou jurídica com cadastro no INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), além do trabalhador doméstico.
Quem pode receber o seguro-desemprego?
Para ter acesso a esse benefício é preciso estar dentro das normas, confira:
- Precisa ter sido dispensado sem justa causa
- Estar desempregado quando fizer a solicitação do benefício
- Que tenha recebido pelo menos 12 salários nos últimos 18 meses. Essa regra é válida para a primeira solicitação
- Que tiver exercido, pelo menos, nove meses de trabalho nos últimos 12 meses, quando fizer o segundo pedido de seguro-desemprego
- Que tiver trabalhado com carteira assinada em todos os 6 últimos meses, a partir do terceiro pedido
- Que não tenha renda própria para o seu sustento e sustento da família
- Que não recebe benefícios de prestação continuada da Previdência Social. A regra é válida exceto para pensão por morte e auxílio-acidente.
Para solicitar quais documento preciso?
- Documento do Requerimento do Seguro-Desemprego (você recebe do empregador este documento no momento que é dispensado sem justa causa)
- Número do CPF
Veja também: Aprenda a receber 5 parcelas do seguro-desemprego depois da demissão
Passo a passo de como fazer essa solicitação do app da Carteira de Trabalho Digital
- Abra o app Carteira de Trabalho Digital ou entre pelo portal Gov.br
- Em seguida clique em “Entrar”
- Insira o seu CPF e clique em “Avançar”
- Coloque a sua senha de acesso, digite e clique em “Entrar”
- Clique em “Benefícios” no menu inferior
- Na opção “Seguro-desemprego” e clique em “Solicitar”
- Na próxima tela coloque o número de requerimento. São dez números que estão no canto superior direito do seu Requerimento de Seguro-Desemprego. Esse documento tem emissão pela empresa em que você trabalhou
- Depois, confira os dados pessoais e, se estiverem todos corretos, clique em “Avançar”
- Na parte sobre “Vínculos”, confira os dados da empresa na qual você trabalhou e, outra vez, toque em “Avançar”
- Leia atentamente o “Termo de Aceite”
- Assim, no final da tela, marque a caixa “Concordo com as regras para solicitação/recebimento do benefício” e confirme.
Veja também: Seguro-desemprego em 2023: CONFIRA AS REGRAS atualizadas do ano