“É meu e não empresto para ninguém”. Com certeza você já deve ter escutado essa frase de alguém ou até mesmo você já disse isso para alguém. Por mais que as vezes podemos achar que estamos sendo egoístas tem coisas que realmente não se deve emprestar, é preciso ter higiene e cuidado!
Especialistas nessa área já orientou algumas vezes de alguns pertences não emprestar para a pessoa porque não sabe como é a higiene e também por medo de pegar alguma bactéria, doença ou algo do tipo. Vale ressaltar que cada organismo reage de uma maneira diferente e assim não tem como saber quando uma pessoa está infectada.
Um exemplo que podemos citar é a pandemia, onde cada pessoa tinha que ter os seus pertences.
Objetos que você pode evitar de compartilhar
1. Talheres
Por mais que ninguém faça isso, os talheres como: garfo, faca e colher é uso pessoal e o certo é cada pessoa ter o seu, então não é indicado compartilhar esse tipo de objetos com outras pessoas, se possível era bom cada um ter o nome do talher.
2. Toalhas
Outro hábito que quase ninguém faz é não prestar a toalha, por mais que essa um pano que é lavada na máquina, a toalha de banho precisa ser uso individual para não ter riscos de fluídos corporais. Algumas casas até separa cada pessoa com sua toalha, já outras misturam tudo e isso pode ser ruim e causar candidíase, micose, entre outros.
3. Sabonete
Entrando nesse assunto de higiene, outro ponto que devemos destacar é o uso do sabonete. Nunca use um sabonete de um banheiro público e nem aqueles que ficam em barra na pia, isso pode prejudicar sua saúde e sua pele.
4. Escova de dentes
Sim, é um assunto óbvio mais que sempre é bom destacar. Ao contrário dos outros tópicos temos o hábito de cada pessoa dentro de casa ter a sua escova de dente. Nunca empreste a sua escova de dente para outra pessoa, pois ela reúne saliva e resíduos.
Veja também: Você consegue controlar ESTES 6 objetos com o seu celular
5. Pentes e escovas de cabelo
Muitos se perguntam o porquê não emprestar uma escova de cabelo, mas aqui vai a resposta: ao emprestar um pente ou uma escova de cabelo para qualquer pessoa isso pode aumentar a quantidade de caspas no cabelo e até mesmo piolhos, já que não conhece a procedência da pessoa. Quando for sair ou viajar tente sempre levar um pente pequeno de bolsa.
6. Chinelos
Outro ponto importante é que não se deve emprestar chinelos ou sapatos para as pessoas, pois tem chance de você pegar uma infecção, chulé, coceira e assim por diante.
7. Maquiagem
Essa dica é para as mulheres que gostam de compartilhar maquiagem com qualquer mulher sem ao menos conhecer. É preciso evitar compartilhar alguns itens de maquiagens como batom e hidratantes de rosto, eles podem transmitir bactérias.
Veja também: “Ninguém mandou emprestar”, diz ministro para bancos sobre fim do saque-aniversário