No mês de maio, o Google compartilhou que iria começar a excluir as contas inativas que estão em sua plataforma, e essa nova política que foi anunciada vai começar na prática. Contas inativar terão um apagamento em massa, conta que estão dois anos ou mais paradas.
Algumas pessoas já estão começando a receber notificações que se não realizarem algum tipo de atividade nessas contas, em breve será excluída. A empresa também complementou que a exclusão está incluído:
- E-mails
- Perfil do Google
- Google Workspace como Gmail, Docs, Drive, Meet, Agenda, Youtube e Google Fotos
Vale ressaltar que a eliminação dos dados ocorrerá no dia 1º de dezembro desse ano.
Como evitar essa exclusão?
Se você é uma pessoa que deseja manter a conta ativa e evitar essa exclusão será necessário fazer login ao menos uma vez a cada dois anos. A empresa entende que atividades como ações de ler, enviar um e-mail, assistir um vídeo no YouTube ou baixar um novo aplicativo vão evitar de ser contas excluídas.
Já o Google Fotos tem uma política de exclusão diferenciada, ou seja, o usuário deve acessar o aplicativo de forma independente para conseguir evitar que sua conta seja apagada. Para conseguir encontrar uma conta perdida besta acessar a página de recuperação de contas do Google e informar o número de celular ou e-mail de recuperação.
Após seguir as instruções a pessoa vai receber uma lista com todas as contas registradas em seu número.
Veja também: 800 canais de graça pelo Google TV; confira a lista
Contas de organização terão exceção
A empresa do Google ainda afirmou que essa decisão não irá afetar as contas de organizações como por exemplo as contas de escolas ou empresas ou contas com assinatura Google One, e sim somente as contas pessoais serão atingidas pela nova política.
Conforme está escrito na Central de Ajuda do Google, não serão consideradas inativas as contas que mesmo depois de 2 anos sem uso se enquadram como:
- Foram usadas na compra de um produto, aplicativo, serviço ou assinatura do Google que esteja ativa ou seja recorrente
- Foram usadas na compra de um item digital
- Possuem saldo de vale-presente
- Estão relacionadas a um aplicativo ou jogo publicado com assinaturas ou transações financeiras ativas associadas a ele
- São usadas para gerenciar atividade de crianças e adolescentes pelo Family Link.
Veja também: Como melhorar sua internet com serviço gratuito do Google