China leva peixes para estação espacial; veja por que

O espaço ainda é um grande mistério para muitas nações. É comum que experimentos sejam realizados fora da terra a fim de conseguir prever possíveis danos que podem ser causados aos astronautas e riscos de viagem. Entretanto, outros experimentos ocorrem a fim de conseguir validar os comportamentos de seres vivos em um ambiente fechado dentro de microgravidade. Dessa vez, os cobaias do experimento são peixes – levados para o espaço pela China e o motivo surpreendeu a todos!

Espaço
China leva peixes para estação espacial; veja por que | Foto de NASA na Unsplash

Por que a China está levando peixes para o espaço?

Estes ‘astronautas’ bem diferentes são os peixes-zebra. Que estão sendo enviados pela China para sua estação espacial, Tangong. O intuito é analisar a interação dessa espécie e os micro-organismos dentro de um ecossistema devidamente fechado regado pela microgravidade. Trata-se de um experimento surpreendente.

Haja vista que o intuito do experimento é analisar de maneira profunda a perda óssea que acontece em astronautas – haja vista que dezenas são submetidos a longas jornadas em ambientes fechados de microgravidade.

Bem como os profissionais que passam longos períodos em missões espaciais – como o ambiente é totalmente diferente: é importante mapear os possíveis danos causados à estrutura do astronauta. Os peixes serão usados nessa missão como cobaias.

Zhang Wei – assistente do comandante-em-chefe de um dos sistemas da tribulação da China ressalta que o plano de aplicação aconteceu há 15 dias atrás. Cujo objetivo é validar o conhecimento sobre as reais adaptações dos peixes em ambientes adaptados, fechados e avaliar o seu comportamento sob essas condições distintas.

Por mais que seja algo diferente, não é a primeira vez que a China envia peixes para o espaço. Em 1976, a União Soviética também enviou peixes para o espaço.

Leia mais: Como observar a chuva de meteoros Perseidas? Confira até quando será possível

Quais são os objetivos da missão?

Depende bastante. Entretanto, o objetivo da União Soviética ao enviar os peixes a borda da missão Soyuz 21 era analisar as mudanças de comportamento dos peixes em um ambiente de microgravidade.

Haja vista que sempre estão sendo levados animais para o espaço, a fim de validar como funciona a sua reação e adaptação ao ambiente. Vários animais já foram levados para lá, bem como: Macacos, cães, coelhos, ratos, insetos, chimpanzés, tartarugas, moscas, gatos e ratos.

O intuito é entender como esses seres vivos se adaptam a estes ambientes. Alguns animais já morreram nesses experimentos, como o famoso casso da cadela Laika – entretanto esses experimentos auxiliam os efeitos que a microgravidade pode ocasionar nos organismos vivos.

O intuito é promover as melhores condições para que os astronautas consigam passar cada vez mais tempo nas missões espaciais. Haja vista que a exploração do espaço é algo almejado por muitos e o avanço da tecnologia irá permitir isso de maneira cada vez mais profunda.

Leia mais: INACREDITÁVEL: Simulador mostra o que acontece se um METEORO cair na sua cidade