Você já foi demitido pelo WhatsApp? Tem dúvidas se pode recorrer à justiça? A questão é que essa prática se tornou muito comum no tempo da pandemia da Covi-19, que os trabalhos se adaptaram ao home office. Só que esse tipo de desligamento ainda está acontecendo, por mais que algumas empresas voltaram a funcionar no presencial.
Muitos tem dúvida de como a Justiça do Trabalho age neste caso. Apesar de parecer uma prática “impessoal” a demissão pelo WhatsApp é sim permitida pela Justiça, entretanto os donos das empresas que fazem dessa forma devem se atentar em algumas regras, para evitar ações de constrangimento.
Demitido através do WhatsApp
Essa expressão de ser demitido pelo WhatsApp pode ser estranho pois usamos esse aplicativo para uso informal, porém esquecemos que esse aplicativo mensageiro também é utilizado para muitas conversas e trabalho de empresas. Depois que esse número começou a crescer, é notável essas ações na justiça, porém sempre são favoráveis aos empregadores, ou seja, quem efetuou a demissão, isso porque muitos ainda não conhecem sobre essa nova orientação.
É válido destacar que por mais que essa ação a Justiça aceite, não é de qualquer maneira que o empregador deve fazer a demissão. Se atente a isso! Em muitos casos que ocorreu esse tipo de demissão a maior reclamação pela parte dos funcionários é da forma que foram demitidos (desligados da empresa), por mais que seja considerado um pouco constrangedor, para a Justiça ela enxerga que é possível sim fazer isso pelo WhatsApp já que é um aplicativo de comunicação.
Na visão da Justiça o aplicativo WhatsApp pode ser utilizado para trabalho como para uma conversa banal, devido a isso, eles compreendem que a demissão pelo app é aceita, mas como citado acima, nada que expõe o trabalhador. Infelizmente, essa questão está se tornando popular, o mundo está se adaptando ao home office resolver tudo pela internet, então devido a isso, na maioria dos casos os empregadores conseguiram um amparo da Justiça.
Veja também: 4 situações que PERMITEM você sacar o Fundo de Garantia
Cuidado ao demitir alguém pelo WhatsApp
Se você é dono de uma empresa, deve tomar muito cuidado ao realizar essa ação, não pode ser feita de qualquer maneira, pois ainda sim essa atitude é muito questionada pelos funcionários e eles ficam constrangidos. Então quando for fazer uma demissão pelo WhatsApp é indicado que use os termos corretos, informe o motivo da demissão, faça tudo o que faria em uma demissão presencial, assim você terá mais pontos positivos.
Caso ao contrário, dependendo da maneira como você faz a demissão, como escreve e manda o texto para o trabalhador, a Justiça pode entender ações de constrangimento, danos morais, entre outros, além disso também estará a favor do funcionário que poderá entrar com ações contra você.
Veja também: Do que se trata o EXTRA de R$ 108,00 para BRASILEIROS? Entenda!