Uma recente descoberta vem chamando muito a atenção dos entusiastas numismáticos e dos colecionadores, e ela está relacionada a uma moeda de 5 centavos que pode ser vendida por muito dinheiro, por conta de um erro de impressão. Inclusive, embora as moedas desse valor sejam consideradas pouco atrativas, algumas de suas unidades contém a gravação dupla da palavra “Brasil” no verso.
A moeda de 5 centavos acaba sendo pouco usada, mas já teve seu destaque e, no momento, pode ser muito lucrativa para quem a tem na versão certa: seus exemplares, que carregam a imagem de Tiradentes, junto ao ano de cunhagem e o valor facial, possuem uma peculiaridade mais especificamente nas versões feitas em 2005.
Ocorre que, no processo de fabricação, aconteceu de algumas unidades ficarem com a palavra “Brasil” duplicada, e é justamente esse “erro” que tem chamado a atenção dos colecionadores que sabem que uma moeda assim pode valer muito.
Não é de se espantar que as moedas em questão estejam representando uma grande demanda entre quem as coleciona, mas é necessário entender que seu valor de venda é variável.
Quanto a moeda de 5 centavos rara pode valer
Encontrar uma moeda de 5 centavos que tenha a palavra “Brasil” duplicada pode ser um grande golpe de sorte, como se um tesouro fosse encontrado: as unidades não foram ejetadas da prensa corretamente, resultaram no erro de cunhagem dupla e, agora, podem levar muitas pessoas a terem um dinheiro extra.
Afinal, cada unidade com o erro em questão é considerada rara e, portanto, valiosa.
Nos leilões que acontecem pelo Brasil, o valor de moedas deste tipo podem chegar a R$ 1.000. Porém, as circunstâncias de mercado, bem como o estado de conservação do item, irão ditar o valor final.
A recomendação é de que as pessoas que possam ter ao menos uma moeda de 5 centavos considerada rara procure um especialista para orientação, ou mesmo busque um leiloeiro renomado, a fim de conseguir uma avaliação mais precisa relacionada a valores.
Veja também: Bancos confirmam! Horário de funcionamento mudará NESTAS datas
Onde uma moeda rara pode ser vendida
Atualmente, existem diversas opções para quem quer fazer a venda de moedas raras, e os leilões especializados são um exemplo disso. Os leiloeiros renomados, por sinal, são verdadeiros especialistas no assunto, podendo avaliar corretamente cada item e cada lance recebido.
Também existem as chamadas casas de moedas, que também são especializadas na compra e na venda deste tipo de produto. Neste caso, também vale a pena que o vendedor pesquise a reputação da empresa, a fim de fazer uma transação realmente confiável e segura.
Quem tem uma moeda de 5 centavos rara, ou mesmo outra que se encaixa nesse contexto, também pode frequentar eventos de colecionadores para achar alguns compradores: tais eventos ocorrem por todo o Brasil, atraindo até mesmo pessoas de fora.
A dica é não ter pressa: quanto maior a pesquisa, mais confiável será o comprador encontrado. Lembrando que existem moedas raras de todos os valores, não apenas de 5 centavos.
Veja também: Quem tem dívidas no FIES se desanimou com o comunicado atual