Para os concurseiros aqui está uma ótima notícia, um novo concurso do IBGE para efeitos recebeu o aval do governo federal, com cerca de 895 vagas que são garantidas para a contratação de profissionais em níveis médio e superior de escolaridade.
Vale ressaltar que os cargos são distribuídos entre analistas, tecnologistas, pesquisadores e técnicos, com os salários iniciais que podem passar de R$ 9 mil. Já o Instuto Brasileiro de Geografia e Estatística tem até o mês de janeiro de 2024 para lançar o edital.
Depois de 8 anos sem contratação de servidores públicos efetivos e foi autorizado para abrir apenas vagas temporárias nesse período, e o IBGE foi até as redes sociais para comemorar esse aval para o concurso.
Preparativos para o concurso
O órgão também já começou os preparativos desse certame ainda nesta semana com a criação de um comitê para definir pontos como as áreas de conhecimento que são conteúdos programáticos. O IBGE informou “Após essas etapas, o IBGE contratará a empresa organizadora do concurso, por meio de licitação para, então, fechar sua versão final de edital e cronograma”.
Um ofício do IBGE enviado ao governo federal foi postado e destacado nas redes sociais “Trata-se de oportunidades para profissionais de várias áreas: estatísticos, demógrafos, economistas, sociólogos, geógrafos, profissionais de tecnologia da informação e geoprocessamento, dentre outros, que terão oportunidades de construir sua carreira profissional em uma das instituições mais respeitadas no país, com reconhecimento no cenário internacional”.
Veja também: Prazo no FIM, mas ainda dá tempo de se inscrever a 8 MIL vagas no concurso do IBGE
Cargos novos do novo concurso IBGE
Para quem sempre sonhou em fazer esse concurso chegou o momento. Foi publicado nesta última quarta-feira (19) a portaria do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos que autoriza o IBGE a preencher 895 vagas que serão distribuídas em quatro cargos efetivos:
- Técnico em Informações Geográficas e Estatísticas – 300 vagas para nível intermediário
- Analista de Planejamento, Gestão e Infraestrutura em Informações Geográficas e Estatísticas – 275 vagas para nível superior
- Tecnologista em Informações Geográficas e Estatísticas – 312 vagas para nível superior
- Pesquisador em Informações Geográficas e Estatísticas – 8 vagas para nível superior
Lembrando que esse documento também estipula dois prazos que costumam ser observados pelos candidatos na fase de preparação, confira:
- até 6 meses para lançamento do edital, isto é, até o próximo dia 19 de janeiro
- pelo menos 2 meses entre a publicação do edital e a aplicação da primeira etapa – que provavelmente será composta pela prova objetiva, a exemplo dos concursos mais recentes do IBGE.
Veja também: IBGE aponta 53 “cidades-fantasmas” no Brasil; tem MUITA casa sem ninguém