Como o assunto do momento está sendo o filme da Barbie, trouxemos uma notícia muito interessante para os amantes de rosa. Na Austrália, existem 6 lagos cor de rosa, que são fenômenos naturais e que realmente aparecem no cenário do filme da Barbie. O lago mais conhecido é o Lago Hillier, que fica localizado em Middle Island, que é uma ilha do arquipélago de Recherche, no oeste do país.
Os outros são:
- Field of Pink Lakes
- Pink Lake
- Quairading Pink Lake
- Hutt Lagoon
- Lake Tyrrell
Lagos cor de rosa espalhado pelo mundo
Existem também outros lagos cor de rosa que ninguém imagina, tem no:
- Azerbaijão (Masazirgol)
- México (Las Coloradas)
- Senegal (Lago Retba)
- Canadá (Dusty Rose Lake)
- Espanha (Salina de Torrevieja)
- Estados Unidos (Great Salt Lake)
- Bolívia (Laguna Colorada).
Devemos destacar que alguns desses que foi citado acima tem realmente a cor rosa definitiva, já outros ficam com essa cor somente em algumas épocas do ano.
Por que tem lagos cor de rosa?
A explicação desse fenômeno é devido a presença de diferentes tipos de organismos unicelulares que vivem em um local que tem um alto teor de sal, como é o caso desses lagos cor de rosa, e contém pigmentos em suas células.
Ana Lúcia Brandimarte, que é uma professora doutora do Departamento de Ecologia do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo, disse que um desses pigmentos que deixa a cor de rosa é o betacaroteno, que fornece proteção contra a radiação ultravioleta e pode ter também tons de laranja, vermelho e rosa.
Segundo a professora, um lugar que tem grande quantidade de organismos que tem betacaroteno, como por exemplo a alga Dunaliella salina, resulta na coloração cor de rosa apresentada por vários destes lagos. A professora disse “Bactérias e outros microrganismos que possuem pigmentos similares, e que podem ocorrer conjuntamente ou não com a alga, também contribuem para o fenômeno”.
Veja também: Como é a personalidade de quem gosta de ROSA? Este é o “perfil Barbie”
Exceção em um lago
Os lagos que citamos acima tem uma exceção que é o Dusty Rose, localizado no Canadá, pois ele é um lago de água doce e não possui as algas e bactérias que produzem esse tipo de pigmento rosado.
Ana Lúcia explica “A sua coloração se justifica por estar em uma área cujas rochas apresentam componentes que lhes conferem essa tonalidade. O lago é alimentado pela água proveniente do derretimento de geleiras, que ao lavar as rochas carrega partículas que resultam na cor rosa”.
Vale lembrar que Ana Lúcia é uma professora que trabalha com limnologia, que é uma área que estuda corpos de águas continentais (rios, riachos, lagos, lagoas, entre outros). Para complementar, a professora disse que mesmo que haja alguma poluição não tem perigo de as pessoas nadarem nos lagos rosas, o único ponto é que a maioria deles tem uma quantidade elevada salinidade e isso pode causar alguma irritação na pele.
Veja também: Google COR-DE-ROSA: se você digitar ESTA palavra na pesquisa, algo “mágico” acontecerá