Todos os dias, os brasileiros utilizam serviços geridos pelo Sistema Único de Saúde e agora, uma notícia inédita irá trazer um grande impacto para o SUS. Trata-se de um acordo de cooperação entre o ministério da saúde e o ministério da educação, com a finalidade de melhorar o ambiente digital do SUS, entenda os impactos que essa iniciativa causará para os pacientes.
Principais serviços ofertados pelo SUS
O Sistema Único de Saúde, popularmente chamado de SUS, é um sistema que garante o acesso de todos à saúde, por intermédio de vários setores, ou seja, o SUS é bem mais que apenas o Centro de Saúde da Família que fica localizado nos bairros, algumas das principais funções são:
- Atenção básica: basicamente, é a porta de entrada para o sistema de saúde, por intermédio da atenção básica, é realizada uma primeira triagem e o paciente pode ser transferido para outros setores. Na atenção básica, são disponibilizados o tratamento de várias doenças além de consultas, exames preventivos, vacinação e inúmeros outros serviços.
- Assistência especializada: já na assistência especializada, o paciente tem acesso a serviços de saúde que precisam de uma maior especialização por parte dos profissionais, principalmente, para atender demandas de cirurgias, serviços de urgência e emergência além de doenças crônicas.
- Medicamentos: o SUS também realiza o fornecimento de medicamentos de maneira gratuita, as principais vias para receber os remédios são nas Farmácias Populares e na Rede de Assistência Farmacêutica.
Além disso, o SUS também disponibiliza serviços em prol da saúde mental e até mesmo transplantes de órgãos.
Veja também: Nível De Açúcar No Sangue Reflete SINAIS Na Sua Boca, Diz Estudo
Anúncio causa grande impacto no sistema
Agora, através da cooperação entre os ministérios, haverá a integração entre hospitais e postos de saúde estaduais e municipais, para que eles tenham acesso aos dados fornecidos pelo Aplicativo de Gestão para Hospitais Universitários (AGHU) que foi desenvolvido pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares.
De acordo com a ministra Nísia Trindade, que representa a pasta da saúde, a medida irá ajudar a diminuir a desigualdade existente no sistema e garantir acesso a todas as informações dos usuários do Sistema Único de Saúde.
Ao passo que Camilo Santana, representante da pasta da Educação, afirmou que a medida irá permitir que haja uma maior eficiência na hora de atender os pacientes. Atualmente, o aplicativo AGHU é um sistema padrão e está disponível em todos os hospitais federais que são administrados pela Ebserh.
Veja também: Você Tem Depressão? INSS Oferece Benefícios Exclusivos
Qual a importância do sistema?
São vários os motivos que tornam um sistema de gestão importante em unidades de saúde, os principais são:
- Organização: através de um sistema de gestão, há uma maior organização e otimização de todos os processos que estão ocorrendo dentro do hospital. Outro fator que é um diferencial, é a possibilidade de criação dos prontuários digitais.
- Estoque: também há a possibilidade de saber exatamente quais itens há no estoque e quais estão sendo utilizados, tudo isso em tempo real. A depender do sistema, até mesmo dá para saber para onde cada item sai.
- Integração: por fim, há o cruzamento de dados utilizando toda uma rede de saúde e não se limita apenas a unidade onde o paciente se encontra no momento. Ou seja, não importa o local onde o paciente for, suas informações irão também, o que permite um atendimento ainda mais eficaz.