Quando todos souberam da restituição do Imposto de Renda (IR) se tornou um fator muito esperado por milhares de pessoas, já que é um momento bom em que o cidadão vai receber de volta os valores extras que foram pagos. Os brasileiros são aconselhados a entregar as declarações antecipadamente para conseguir receber a restituição antes.
Mas na prática, não é assim que sempre acontece, porém tem como pedir uma antecipação desses pagamentos, lembrando que eles vão receber de qualquer jeito mais existem uma hierarquia na ordem dos pagamentos. Por isso, é recomendável ter cuidado ao tomar essa decisão devido a vários fatores.
No período em que as instituições financeiras vão fazendo os pagamentos do referido tributo, os bancos oferecem as pessoas, porém isso é uma linha de empréstimos ofertada, por isso é necessário ficar atento.
E sabemos que todo empréstimo tem também os juros, então é necessário analisar se realmente você quer pedir a antecipação dessa restituição ou se é melhor esperar a devolução no dia correto.
Como pedir essa antecipação da restituição?
SE caso você analisou e verificou que realmente precisa desse dinheiro com urgência, você vai ter que pedir dinheiro emprestado no banco e não de fato, conseguindo sua restituição antecipada, pois o banco sabe que você vai receber o seu dinheiro do reembolso do Imposto de Renda, e assim ele vai liberar o mesmo valor, porém com juros.
Como se trata de uma concessão com garantia, os juros são menores que os normais em outros tipos de situações, no entanto, o cliente poderá emprestar uma cifra igual o valor que vai receber do governo e nunca um valor maior dessa previsão.
Alguns especialistas dão dicas de que a pessoa use dessa antecipação somente em dois casos:
- Uma emergência financeira grave
- Usar o dinheiro para quitar um débito urgente, quando os juros é bastante alto e é necessário acabar logo o pagamento.
Veja também: Próximo Lote De Restituição Do Imposto De Renda Vem Com Aumento
Entrada na restituição do Imposto de Renda
Se deseja dar entrada na restituição do Imposto de Renda, é necessário entrar em contato com os canais de atendimento que são disponibilizados pelos bancos. No entanto, é preciso saber que eles vão exigir o recibo de entrega da sua declaração, e nele precisa estar os valores que são restituídos pela Receita Federal.
Aqueles que já solicitaram o recebimento do reembolso ocorresse via PIX que podem não conseguir ter o acesso ao benefício do empréstimo.
Veja também: Você Pode Ficar FORA Dos Concursos Se Esqueceu De Declarar O Imposto De Renda
Como consultar a restituição?
Com o advento da tecnologia ficou bem simples consultar a restituição do Imposto de Renda, que por sinal, é um passo importante, principalmente, se o usuário tiver interesse em realizar a antecipação junto a algum banco.
Para realizar a consulta, basta utilizar o sistema “Consultar Restituição IRPF”, que pode ser acessado no Portal e-CAC ou por intermédio dos aplicativos, que estão disponíveis para Android e iOS. Na loja de aplicativos, basta pesquisar por “Meu Imposto de Renda”.
Ao entrar no portal, será solicitado que o usuário realize login usando a conta Gov. Feito isso, basta verificar os valores. Vale lembrar, que a devolução ocorre em relação aos valores que a Receita “recebeu” a mais.