Pode comemorar, trabalhador! A Caixa Econômica Federal acaba de anunciar que alguns trabalhadores poderão sacar do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) mais de R$ 6.220, para isso, basta a autorização da prefeitura local. O saque pode ocorrer em poucos dias úteis e o trabalhador usar o dinheiro para suas próprias necessidades, entenda.
Quem pode sacar o valor?
De acordo com a Caixa, o saque será liberado em 32 cidades de Alagoas, mais precisamente, as cidades que foram atingidas pelas fortes chuvas. Inúmeras casas foram prejudicadas pelo desastre natural.
Em um primeiro levantamento, a estimativa era que pouco mais de 20 mil casas estavam em situação crítica, devido às fortes chuvas, mas após a atualização dos números, apenas 6.880 encontram-se nessa situação.
Os principais prejudicados em relação ao desastre natural que aconteceu na cidade, são quem teve suas casas destruídas pela chuva ou foram vítimas de deslizamentos.
Veja também: Banco Inter: Truque Para Aumentar O Limite Do Cartão Caiu Na Internet
Saque depende da autorização da prefeitura
Para que haja a liberação do saque, é preciso que a prefeitura local decrete estado de calamidade pública. Quando ocorrer esse decreto, a Caixa pode liberar o dinheiro para os trabalhadores. A lista das cidades que estão aptas a receberem o valor é atualizada todas as sextas-feiras.
Lembrando que para conseguir realizar o saque, é preciso residir na cidade onde o decreto foi emitido, além disso, obviamente, o saldo não pode estar zerado. Quem possui menos que o teto de saque, pode zerar a conta.
Vale lembrar que a Caixa não permite que o trabalhador realize outro saque no período inferior a 12 meses pelo mesmo motivo.
Veja também: CAIXA Anuncia Pagamento Especial De R$ 1.000 Para Quem Tem Caixa Tem
Passo a passo para realizar o saque
O principal intuito do saque calamidade pública, é o trabalhador conseguir usar o dinheiro em questão para tocar a vida a partir daquele momento, visto que muitas pessoas acabaram perdendo tudo, até mesmo entes queridos.
Além disso, é necessário que haja a compra ou aluguel de outro imóvel, como a emissão dos documentos pessoais e compras de móveis. Vale lembrar que na hora de comprovar residência, é preciso que o comprovante tenha sido emitido em no máximo 120 dias. Para solicitar é preciso:
- Acessar o aplicativo do FGTS e realizar login;
- Ir até a opção “meus saques” e escolher “outras situações de saque”;
- Escolha a opção “calamidade pública” e escolha a cidade;
- Escolha como quer receber o dinheiro, se é em qualquer conta bancária ou presencialmente;
- Anexe os documentos necessários;
- Envie a solicitação.
O prazo que o Banco pede para realizar a análise da situação de cada pedido, é de até cinco dias úteis, após isso, se aceito, o valor é debitado na conta bancária que foi escolhida no momento da solicitação.