Anualmente, a Uber, famosa empresa por viagens em aplicativo, divulga os itens mais esquecidos durante viagens de carros por aplicativo. A empresa também tem um ranking das “regiões mais esquecidas”. Saiba mais sobre quais cidades possuem os passageiros mais distraídos do país, e o que se deve fazer caso se esqueça algum pertence em um carro de um motorista de aplicativo.
Quais cidades são campeãs no ‘esquecimento’
Segundo levantamento feito pela Uber, São Luís, no Maranhão, foi a cidade onde passageiros mais deixaram objetos para trás em viagens feitas pela empresa em 2022. A cidade catarinense de Itajaí e Brasília (DF) aparecem logo atrás.
Confira a lista completa:
- São Luís (MA)
- Itajaí (SC)
- Brasília (DF)
- Maceió (AL)
- Florianópolis (SC)
- Natal (RN)
- Vitória (ES)
- Salvador (BA)
- Recife (PE)
- Campo Grande (MS)
Quais os objetos mais esquecidos?
Em todo o país, os objetos mais esquecidos são: mochilas, roupas, carteira ou bolsas, celulares ou câmeras fotográficas, fones de ouvido ou caixinhas de som, dinheiro, óculos, guarda-chuva, joias, relógios e chaves.
Como recuperar objetos na Uber e 99
UBER:
- Se estiver no celular, no app da Uber, vá em “Atividade” e selecione a viagem em que você deixou o objeto;
- Depois, toque em “Encontrar objeto perdido” e escolha a opção “Contatar o motorista sobre um artigo perdido”;
- Digite o número do seu telefone. Depois, a Uber vai te conectar com o telefone do motorista. Segundo a empresa, o número do seu celular não é compartilhado com o condutor.
99:
- No aplicativo da 99, toque em “Menu”, localizado no canto superior esquerdo;
- Selecione a corrida em que você esqueceu o objeto. Depois, toque em “Ajuda”;
- Toque em “Esqueci um item no carro”, descreva o objeto esquecido e toque em “Enviar”;
- Depois disso, aparecerá um botão para você ligar ou encaminhar uma mensagem para o motorista.
Segundo a empresa, a opção para solicitar ajuda de recuperação de itens esquecidos fica ativada por 72 horas após a corrida. “Caso a corrida tenha mais de 72 horas, a opção ‘Clique para contato com nosso atendimento’ aparecerá. Assim, a 99 intermediará o contato entre o motorista e o usuário”, explica.
Leia mais: INSS: motoristas de Uber podem ter direito a quais benefícios?
O que fazer se o objeto perdido foi justamente O CELULAR?
Nesse caso, a Uber recomenda acessar o site de ajuda e depois seguir os seguintes passos:
- Faça login na sua conta do serviço e depois “Usuários”;
- No menu “Problemas com uma viagem específica e reembolsos”, toque na opção “Objeto perdido”;
- Depois, toque em “Entrar em contato com o motorista sobre um objeto perdido”, faça login e informe o número de telefone de um amigo ou parente.
Se o motorista confirmar que o item foi esquecido no veículo, ele e o passageiro podem combinar um horário e local para recuperação. A empresa diz que trabalha com uma taxa que varia entre R$ 15 e R$ 20, que depois é repassada ao motorista “para compensar pelo tempo gasto na devolução”.
Caso o aparelho tenha sido perdido em uma viagem feita pelo aplicativo da 99, o passo a passo é o seguinte:
- Abra o aplicativo da 99 no celular de outra pessoa;
- No “Menu”, toque em “Ajuda” e, depois, em “Achados e Perdidos”;
- Toque em “Meu amigo(a) esqueceu o celular no carro” e preencha o formulário de recuperação.
Leia mais: App 99 lança possibilidade de pagar MENOS em uma corrida