Falta 1 dia para acabar o mês de junho, e os pagamento desse mês referente ao programa do Bolsa Família também chega ao fim, no entanto, os beneficiários estão ansiosos para saber sobre o recebimento do 13 salário desse programa, se eles terão dinheiro ou não.
O 13º salário do Bolsa Família é uma gratificação natalina que já foi paga para os beneficiários do programa, porém o único ano que eles receberam foi em 2019, na gestão do ex-presidente, Jair Bolsonaro. Desde esse ano nunca mais aconteceu esse pagamento para esse público, porém tem um estado brasileiro que continua realizando essa gratificação todos os anos para os beneficiários.
13º salário do Bolsa Família
Esse estado brasileiro que foi destacado acima é o estado de Pernambuco, é só foi possível devido uma lei estadual que determinou o pagamento da parcela extra para as famílias que são atendidas pelo governo. Até 2022, esses repasses foram feitos em fevereiro e abril, tudo conforme a data de aniversário do cidadão.
Raquel Lyra, que é a governadora mostrou uma certa resistência em liberar esses recursos e também os pagamentos que atrasaram alguns meses ainda neste ano de 2023. Depois de muita pressão da oposição pelos acertos, o governo estadual decidiu liberar os 13º do salário para os beneficiários.
Lembrando que o depósito será feito em uma única parcela no valor de R$ 150, diferentemente dos anos anteriores que ocorreu em duas parcelas. Vale ressaltar que a responsabilidade da Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança, Juventude, Prevenção à Violência e às Drogas (SDSCJPVD) do estado por essa gestão dos recursos.
Veja também: Passo a passo para SACAR dinheiro atrasado do Bolsa Família
13º do Bolsa Família – datas de pagamento
Conforme informações divulgadas pelo governo de Pernambuco, esses pagamentos estão ocorrendo na mesma data do benefício regular, pois o calendário de pagamento do Bolsa Família considera do dígito final do Número de Identificação Social (NIS), confira:
- NIS final 1: 19 de junho
- NIS final 2: 20 de junho
- NIS final 3: 21 de junho
- NIS final 4: 22 de junho
- NIS final 5: 23 de junho
- NIS final 6: 26 de junho
- NIS final 7: 27 de junho
- NIS final 8: 28 de junho
- NIS final 9: 29 de junho
- NIS final 0: 30 de junho
Veja também: O que pode acontecer se a ATUALIZAÇÃO do Bolsa Família for aprovada