Nada de química! Aprenda 5 tintas NATURAIS para passar nos cabelos

Mudar a cor dos cabelos nem sempre representa somente uma opção, mas sim uma verdadeira necessidade para muitas pessoas. E, dentro desse contexto, a boa notícia é que existem algumas tintas naturais que podem ser preparadas em casa e aplicadas nos fios sem causar danos a eles.

Aliás: nem sempre se trata somente de uma troca de cor, considerando que muitas pessoas possuem fios brancos e querem cobri-los de alguma forma. Porém, existem cosméticos comprados em lojas especializadas que podem não surtir o efeito desejado. Logo, apostar nas tintas naturais pode realmente ser uma ótima alternativa, principalmente quando se considera o fato de que elas não agridem o corpo.

E, no próximo tópico, é possível conhecer 5 dessas tintas, com suas respectivas receitas.

Nada de química! Aprenda 5 tintas NATURAIS para passar nos cabelos
As tintas naturais são isentas de química | Imagem: Marília Castelli / unsplash.com

Receitas de tintas naturais que podem ser preparadas em casa

Todas as tintas apresentadas a seguir podem ser preparadas de formas muito fáceis:

Receita 1: tinta de chá preto

Nesta primeira receita, é preciso ferver 1 litro de água, colocar nela 3 sachês do chá preto e, então, deixar fervendo por mais 5 minutos.

Depois, basta deixar esfriar bem, aplicar nos fios, deixar agir por meia hora e enxaguar.

Receita 2: tinta de cenoura e beterraba

Mais voltada para os fios ruivos, esta tinta deve ser preparada batendo 1 beterraba e uma cenoura (ambas sem casca) em um liquidificador, até que seja obtida uma mistura homogênea.

Esta mistura, por sua vez, deve ser aplicada nos fios, e precisará agir neles por 20 minutos, com o auxílio de uma touca. Depois, é só enxaguar bem.

Receita 3: tinta de vinagre, camomila e limão

Esta receita está entre as tintas naturais que mais levam ingredientes, mas é igualmente fácil de ser preparada, começando pela fervura de 1 litro do famoso vinagre de maçã.

Assim que começar a ferver, será hora de acrescentar 20 gramas de camomila desidratada e o suco de somente 1 limão: é só deixar fervendo por mais 5 minutinhos e depois desligar o fogo.

A mistura fria deve agir no cabelo por meia hora. Depois, é importante enxaguar muito bem, e deixar os fios secarem de forma natural.

Receita 4: tinta de café

Esta, por sua vez, é uma das tintas naturais pensadas para os fios escuros: o primeiro passo é ferver água e, então, acrescentar o café, misturando tudo muito bem.

Quando esta mistura estiver fria, é imprescindível acrescentar 1 colher de leave-in e mexer.

Depois de aplicada no cabelo, esta tinta deve ser coberta por uma touca plástica por exatamente meia hora. E, por fim, restará somente fazer o enxágue.

Receita 5: tinta de nogueira

Por fim, há esta simples e magnífica receita à base de folhas de nogueira: é preciso ferver água, acrescentar as folhas e deixar no fogo por mais 5 minutos.

A infusão, depois de fria, deve ser aplicada no cabelo, e enxaguada depois de agir por meia hora.

Veja também: Use ESTE Ingrediente Para Esconder Os Cabelos Brancos

A durabilidade das tintas naturais é menor

Todas as tintas naturais apresentadas acima são de fato boas opções para cobrir fios grisalhos. Mas vale ressaltar que elas não duram por muito tempo, como as tintas compradas em lojas especializadas.

Logo, é preciso pensar bem antes de aderir a elas, e sempre buscar a opinião de um especialista.

Veja também: Receita NATURAL De Gel De Chia Para Cuidar Dos Cabelos

Atenção!

Lembre-se de que é sempre recomendado procurar uma pessoa tecnicamente confiável para realizar o tratamento mais adequado. Mesmo alguns produtos 100% naturais podem ser agressivos para algumas pessoas. Isso porque alguns indivíduos possuem sensibilidade a determinadas substâncias encontradas na natureza.

A verdade oculta sobre lavar os cabelos

Desde muito cedo as crianças escutam de seus pais “menino, você precisa lavar o cabelo”, entretanto, o tempo se passa e a criança acaba se tornando um adulto e continua com o mesmo pensamento. Todavia, uma verdade oculta sobre o assunto veio à tona e surpreendeu a todos.

Basicamente, não existe uma receita “mágica” para lavar os cabelos, de acordo com um especialista, a frequência na qual a lavagem é realizada, irá variar de acordo com o tipo de cabelo e a condição do couro cabeludo de cada indivíduo.

Basicamente, se a pessoa possui cabelos oleosos, é importante que a lavagem seja diária ou no máximo em dias alternados, já para quem possui cabelos secos e danificados, é importante reduzir a frequência de lavagem para evitar danificar ainda mais.

Ou seja, antes de levar todos os dias achando que isso é bom para o seu cabelo, consulte um profissional da área, pois a depender da maneira que o cabelo for lavado, pode atrapalhar mais do que ajudar.