O vale Gás é um benefício que também foi criado pelo Governo para ajudar as famílias que estão em situação de vulnerabilidade social e que não conseguem comprar um gás de cozinha. Para os beneficiários do programa que recebem perceberam que neste mês de junho teve uma redução e alguns analistas estão comentando que nos próximos meses pode ter outras diminuições.
Lembrando que o Vale Gás é destinado para as pessoas que tem inscrição ativa no Cadastro Único e com a renda per capita de até meio salário-mínimo, ou seja, R$ 660. Os beneficiários do vale gás são pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade socioeconômica, com baixa renda e também que tem inscrição em outros programas de assistência social.
Quero receber o Vale Gás, quais os requisitos?
- Ter renda familiar de até meio salário-mínimo (R$ 660)
- Ter renda familiar total, igual ou inferior a três salários-mínimos
- Precisa ser beneficiário do BPC (Beneficiário de Prestação Continuada)
- Ter inscrição ativa no CadÚnico
- Ser integrante da família com renda superior a três quartos mínimos, desde que incluído no programa de transferência de renda implementado pelas três esferas de governo.
Lembrando que os cadastrados no Bolsa Família, que na gestão do Jair Bolsonaro se chamava Auxílio Brasil, tem a possibilidade de acumular pagamentos do Vale Gás com outros benefícios, auxílios e bolsas que serão disponibilizados.
As mulheres vítimas de violência doméstica que tem medidas protetivas de urgência também têm direito do benefício recebendo atendimento preferencial.
Veja também: Nova RODADA do Vale Gás foi liberada em junho; dá para comemorar
Por que teve redução no valor do vale Gás?
A redução do valor do auxílio gás ocorreu por causa de uma queda de 21,3% nos preços da gasolina, diesel e gás liquefeito de petróleo (GLP) que foi comercializado pela Petrobras. Como esse valor do gás de cozinha foi reduzido, o auxílio também diminui, já que o valor do voucher pago é o valor que é cobrado o botijão.
Lembrando que todos os beneficiários podem consultar o vale Gás pela internet ou por ligação, também tem como entrar no aplicativo Auxílio Brasil ou o Caixa TEM, que está disponível para download no Play Store, tanto para Android como iOS.
Ou seja, através desses aplicativos os beneficiários podem verificar se tem direito ao Vale Gás e colocar o CPF e a senha cadastrada, ou fazer o cadastro fornecendo essas informações que foram solicitadas.
Para quem preferir, pode ligar para o número 111 da Caixa Econômica ou o número 121 do Ministério da Cidadania.
Veja também: Governo LULA bate o martelo e define VALOR do Auxílio Gás até o final do ano