Comunicado GERAL! 14º do INSS tem novidades para 2023

Neste ano de 2023, o décimo terceiro salário já está sendo pago de maneira antecipada, isto é, nos meses de Junho e Julho, algo análogo já havia ocorrido em anos anteriores. Mas uma notícia acabou alegrando todos os segurados do INSS, pois foi proposto que houvesse um pagamento extra, além do 13° salário, dessa vez, seria uma espécie de 14° salário, caso isso ocorra de fato, os principais beneficiados serão os aposentados e pensionistas, entenda. 

Saiba toda a verdade em relação ao 14° salário do INSS | Imagem: Jeane de Oliveira / Noticiadamanha.com.br

O que é o 13° salário?

O valor em questão, é um dinheiro extra que os trabalhadores recebem todos os anos, comumente, ele era pago nos meses de Julho (depositado em setembro) e nos meses de novembro (depositado em dezembro), por conta disso, ficou popularmente conhecido como abono natalino, mas na prática, ele representa bem mais do que isso.

O 13° serve para que os trabalhadores tenham direito a ter um dinheiro extra para comprar o que quiserem ou simplesmente, se divertirem, sem precisar comprometer o salário habitual, principalmente, nos meses citados, que geralmente possuem festas famosas.

Por isso, o 13° salário é bom para quem recebe e também para a economia local, já que os beneficiários do valor aproveitam do dinheiro, para realizar compras nos comércios e também na compra de presentes.

Veja também: Decisão Da JUSTIÇA Pode Fazer Você Perder A Casa Por Dívida Que Não É Sua

Por que o 13° salário foi adiantado?

Desde o período da pandemia, em alguns momentos, o valor do abono foi adiantado, mas o que ocorre é: ao iniciar o ano, o governo já possui um orçamento aprovado, então, a depender da situação econômica no momento, pode haver a antecipação. 

O principal intuito é fomentar a economia e permitir que os beneficiários não fiquem em uma situação tão apertada, inerente a dívidas, por exemplo. No momento que há a antecipação, todos ganham. 

Então, neste ano de 2023, mais uma vez aconteceu a antecipação, como de costume, em duas parcelas, a primeira corresponde a metade do benefício e a segunda corresponde a outra metade, mas com o desconto do Imposto de Renda.

Veja também: Passo A Passo Para NEGOCIAR Suas Dívidas No Banco Inter HOJE

Haverá o pagamento de um 14° salário?

Até o momento, não há nada concreto em relação ao tema, mas ele ainda segue sendo discutido porque em 2020, um deputado redigiu um Projeto de Lei que visava conceder o 14° salário para todos os beneficiários do INSS, sobretudo, aqueles que dependiam apenas do benefício para sobreviver. 

Entretanto, para que ele seja aceito, é preciso que passe ainda por uma longa caminhada, como por uma comissão especial e também por uma votação no Senado e caso não fosse reprovado, iria para as mãos do presidente.

Portanto, após tudo que foi exposto, é pouco provável que o 14° salário seja aprovado agora, antes disso ocorrer, é preciso que ele passe por várias análises para que seja identificada a sua importância e como irá acontecer o custeio.

Veja também: Valor da segunda parcela do 13º do INSS é desanimador; entenda

Como usar o aplicativo MEU INSS 

O aplicativo está sempre atualizado com as novas versões e para garantir que o seu aplicativo funcione corretamente, principalmente por esse um app que muitas pessoas acessam, é necessário manter atualizado a nova versão. Esse processo de atualização acontece automaticamente, mas é sempre bom estar verificando. 

É bem fácil, pois quando entrar na página do Play Store vai aparecer a opção de atualizar, é só clicar e aguardar a instalação atualizada.  

Passo a passo para fazer o cadastro no app MEU INSS 

Se você já fez um cadastro para uma conta gov.br vai perceber que é a mesma conta, pois essa conta engloba muitos serviços do governo, incluindo o MEU INSS. Se caso você não tem uma conta gov.br é melhor providenciar uma o mais rápido possível. Basta informar seus dados pessoais para usar o app. 

Então podemos perceber que a conta do app MEU INSS é uma conta integrada e o primeiro cadastro precisa ser feito no app gov.br, veja como fazer seguindo o passo a passo: 

  • Entre no aplicativo gov.br e clique em “entrar com gov.br” 
  • Digite seu CPF e depois em “continuar” 
  • Mas se caso não tiver conta, vai mostrar “vamos criar uma conta”, leia os termos e clique em continuar 
  • Vai aparecer algumas opções de como criar a sua conta, entre elas: reconhecimento facial, bancos autorizados ou inserção de informações pessoais e depois de escolher clique em continuar 
  • Nesta etapa é importante confirmar todas as informações 
  • Agora irá receber um código através do celular ou e-mail, digite o código  
  • Crie uma senha de acesso, precisa ter no mínimo 8 caracteres e precisa ter uma letra maiúscula e uma minúscula, um número e um símbolo. 

Pronto, seguindo esses passos a conta foi criada e pode utilizar o aplicativo

Veja também: INSS comunica: 13º salário será pago em NOVA RODADA