O WhatsApp está em constante crescimento e todos os meses uma nova função é implementada na versão estável do mensageiro. Nos últimos anos o WhatsApp evoluiu bastante no quesito: design e funcionalidades. Bem como a implementação de funções semelhantes a de outras redes sociais. Como Instagram e Facebook. Entretanto, o WhatsApp ainda é WhatsApp: precisando manter sua essência inicial. Em contraste com outras redes, o WhatsApp usa o número de telefone para vincular uma conta. Isso resulta em muitas chamadas indesejadas e até mesmo golpe. Após o lançamento dessa função, esse problema será passado. Veja como funciona e como ativar a funcionalidade.
Esta função irá evitar chamadas indesejadas
Não é raro que criminosos peguem uma lista de números e através de programas ou até mesmo manualmente troquem os algarismos a fim de enviar mensagens ou realizar ligações para pessoas aleatórias.
A prática muita das vezes é realizada até mesmo da cadeira. O intuito é lesar o máximo possível de pessoas e obter vantagens financeiras com isso.
Não é de hoje que esse tipo de golpe existe. Há uma década atrás os criminosos se passavam por agentes de programas de TV, garantindo que as vítimas haviam ganhado prêmios em dinheiro, mas era tudo mentira.
Agora o WhatsApp lançou uma função estável que permite que os usuários da aplicação silenciem essas chamadas indesejadas. A fim de que os números desconhecidos não possam atrapalhar.
Porque na verdade, as chamadas serão registadas, visto que pode ser de uma pessoa importante. Entretanto, não irá aparecer no display ou nas notificações. Evitando uma perda de tempo com chamadas indesejadas e até mesmo oriundas de criminosos.
É uma função que alegrou muitas pessoas, até mesmo porque sua ideia inicial é inibir até mesmo aqueles contatos deletados. Ou seja, está chamando a atenção dos usuários e já pode ser usada na maioria dos dispositivos móveis.
Leia mais: Alerta TOTAL! Agora dá para solicitar reembolso das tarifas pagas aos bancos; veja como
Como ativar a função de ‘bloqueio’ de chamadas?
Ainda sobre as funções de chamadas, o WhatsApp também lançou o terceiro botão. Cujo o usuário poderá responder uma chamada com uma mensagem. Antes eram apenas duas opções: ou aceitar ou rejeitar a chamada. Causando muitos inconvenientes às vezes.
Voltando para o bloqueio de chamadas ou silenciar, é necessário ativar de maneira manual dentro do aplicativo. Lembrando que isso deve ser feito em cada dispositivo que queira ter a função implementada.
É possível ativar e desativar a qualquer momento. Portanto, poderá deixar ativa e posteriormente desativar. Lembrando que essa função é recomendada apenas para números pessoais; no caso dos comerciais essa função pode acarretar em uma redução no número de vendas ou contratações.
Veja como ativar a funcionalidade no WhatsApp
- Abra o aplicativo do WhatsApp;
- Clique nas configurações na parte superior direito;
- Clique na aba de privacidade;
- Clique em chamada;
- Procure por “silenciar chamadas de números desconhecidos” e clique em ativar.
Pronto. Feito isso todas as chamadas oriundas de números desconhecidos serão desativadas e desse modo os usuários não serão mais incomodados.
O que fazer ao sentir que o WhatsApp está em risco?
Para denunciar um golpe ou atividade suspeita ao suporte do WhatsApp, você pode seguir as seguintes etapas:
- Abra o aplicativo WhatsApp em seu dispositivo.
- Abra a conversa com o número de telefone associado à atividade suspeita ou golpe.
- Toque no nome do contato ou número de telefone no topo da conversa para abrir o perfil.
- Role para baixo e toque em “Denunciar contato”.
- Selecione o motivo da denúncia que melhor descreve a situação, como “Spam” ou “Golpe”.
- Você também pode adicionar informações adicionais na seção de comentários para fornecer mais detalhes sobre o golpe ou atividade suspeita.
- Toque em “Enviar” para enviar a denúncia.
Além disso, você também pode enviar um e-mail para o suporte do WhatsApp detalhando a situação. O endereço de e-mail geralmente é support@whatsapp.com. Certifique-se de fornecer informações completas e detalhadas sobre o golpe ou atividade suspeita, incluindo capturas de tela, se possível, para ajudar na investigação.