São milhares de brasileiros que realmente sonham em ter o seu próprio negócio e parar de trabalhar para outros, por isso a melhor é se tornar MEI (Microempreendedor Individual) além disso, entrando nessa modalidade você continua dentro da lei e não tem burocracias.
O governo compartilhou recentemente uma estatística onde detectou 14 milhões de MEIs com o registro por todo o Brasil. É uma modalidade, como citamos acima, que sempre vai oferecer facilidades ao empreendedor e agora complementar mais um recurso foi incluído para evitar burocracia nesse negócio.
Podemos destacar que para abrir o MEI e conseguir um CNPJ é bem simples e fácil e não tem burocracia igual todos pensam, além disso tem a responsabilidade de pagar guia DAS MEI, declarações anuais e também emitir notas fiscais.
Quais são as regras para MEI?
Para ser microempreendedor Individual (MEI), a sua área de atuação precisa estar na lista oficial da categoria pois a criação do MEI tem como objetivo regularizar essa situação de profissionais informais. Tem uma regra que não pode ser quebrada que é um faturamento anual de até R$ 81 mil, ou seja, não pode ultrapassar esse valor, e contratar apenas 1 funcionário.
Para conseguir emitir o boleto MEI, é preciso informar que o empreendedor não precisa pagar taxa, para conseguir gerar o documento é necessário entrar no site PGMEI, da Receita Federal, mas se preferir pode fazer esse procedimento através do Portal Sebrae.
Através do Portal Sebrae, é mais fácil emitir o boleto MEI. O órgão também destaca que consegue fazer o procedimento em menos de 10 segundos, e assim tem como fazer o download ou emitir os códigos para pagamento online.
Vantagens em ser MEI
- CNPJ, dispensa de alvará e licença para suas atividades
- Participar de licitações
- Terá acesso a produtos e serviços bancários como crédito
- Baixo custo mensal de tributos (INSS, ISS e ICMS) em valores fixos
- Emissão de nota fiscal
- Direitos e benefícios previdenciários como Aposentadoria por idade; Aposentadoria por; invalidez, Auxílio-doença, Salário maternidade, Pensão por morte (para família).
Veja também: Aposentadoria “MEI de Sucesso”: o que é e como você pode aproveitar
Portal Sebrae: como emitir o boleto MEI?
Segue o passo a passo:
- Entre no portal do Sebrae;
- Em seguida, clique no ambiente personalizado “Meu Mural”, onde estará disponível a emissão do boleto ou código para pagamento online, bem como a consulta ao histórico de pagamentos da contribuição
- Para quem não tem o CNPJ MEI vinculado, deve inserir o dado no campo “CNPJ” para fazer a emissão
- Quem já possui o CNPJ MEI vinculado ao seu cadastro, pode clicar para acessar as guias da contribuição, já que o campo “CNPJ” já aparece automaticamente preenchido
- Clicando em “Ver boletos pagos”, é possível conferir o histórico de pagamentos.
Veja também: MEI inteligente economiza: veja como obter um desconto incrível de até 30% na compra de um carro