Há certas condições patológicas que acabam pegando os indivíduos de surpresa, quando ele mal percebe, já está com ela. Um exemplo disso, é a labilidade emocional, embora o termo não seja tão conhecido, ele vem da palavra labilis, que do latim significa ‘tropeçar, balançar ou se mover de maneira instável’, ou seja, ela faz menção a instabilidade das emoções e várias pessoas têm essa condição, entenda.
Na prática, o que seria labilidade emocional?
Segundo os critérios usados para diagnóstico do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais, indivíduos que têm uma labilidade emocional exagerada, acabam transitando rapidamente entre vários estados emocionais e isso pode prejudicar ele mesmo e pessoas ao seu redor.
Por exemplo, em um curto espaço de tempo, ele pode ter emoções positivas como felicidade, alegria e de repente, sentir emoções negativas como tristeza e melancolia.
Pessoas que têm o distúrbio em questão, possuem dificuldade para a vida em sociedade, pois como salientado, em questão de minutos o seu humor acaba mudando completamente.
Veja também: CALMA! Aprenda A Controlar Sua Raiva Com Estas 4 Dicas Infalíveis
Quais os sintomas da labilidade emocional?
A condição em questão, é bastante observada em pessoas que já têm o diagnóstico de algum transtorno de personalidade, como o conhecido transtorno de personalidade limítrofe, todavia, ela também pode aparecer quando a pessoa sofre com o transtorno bipolar ou transtorno do estresse pós-traumático, os sintomas mais comuns são:
- Em questão de minutos, mudar completamente o humor;
- Não conseguir controlar as próprias emoções, sejam positivas ou negativas;
- Sem motivo concreto, ter explosões de raiva;
- Chorar ou rir de maneira incontrolável em momentos aleatórios;
- Em pouco tempo, apresentar uma variação entre amor e ódio;
- Apresenta um quadro de tristeza excessiva.
Isto é, quando um indivíduo acaba apresentando a condição citada, os sintomas relatados podem ser comuns em seu cotidiano. E a depender deles, isso pode se tornar bastante prejudicial principalmente a longo prazo.
Veja também: Revelado: ALIMENTOS Secretos Que Aumentam Sua Vida Em 8 Ano
Quais os principais gatilhos?
Claro, nada ocorre da noite para o dia, para que algum sintoma apareça, é comum que ocorra alguma espécie de gatilho e entendê-los é de suma importância para saber o que evitar em determinados momentos. Os principais gatilhos são:
- Quando a pessoa apresenta uma grande fadiga e cansaço;
- Quando a pessoa passa por algum episódio de estresse e ansiedade;
- Quando ela sente a sensação de estar sob pressão;
- Situações que trazem algum tipo de dor;
- Alguns determinados assuntos e temas;
- Óbito de entes queridos;
- Necessidade de falar em público.
O tratamento pode variar bastante de um paciente para o outro, mas em geral, é usado fármacos antidepressivos e psicoterapia. Além disso, exercícios físicos e meditação podem ajudar, pois com eles, a pessoa começa a se conhecer melhor.