Desde quando o programa Bolsa Família foi relançado no mês de março, começou a surgir novas regras e novos boatos, pois o programa está passando por um rigoroso processo de fiscalização, conhecido como pente-fino, tudo isso para garantir que o benefício seja pago somente para pessoas que realmente precisam.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com essa ação conseguiu cancelar aproximadamente 1,8 milhão de famílias entre o mês de janeiro e maio deste ano. Essa informação foi compartilhada pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate á Fome através da lei de acesso à informação.
O programa Bolsa Família já paga para 21,2 milhões de famílias, isso terá uma redução de aproximadamente 400 mil famílias em relação ao mês de dezembro do ano de 2022.
Auxílio Brasil X Bolsa Família
Durante o ano 2021 no mês de novembro e mês de fevereiro de 2023, esse programa passou a ser chamado Auxílio Brasil, na época de Jair Bolsonaro, e desde quando o Lula passou a governar os beneficiários do programa estão preocupados, pois cadastros têm sido excluídos.
Em março, o nome voltou a se chamar Bolsa Família e junto com ele veio o pente-fino que conseguiu identificar irregularidades nos cadastros e mostram as pessoas que estão com problemas de elegibilidade.
Como fugir no pente-fino do Bolsa Família
Para que os beneficiários ficam elegíveis ao programa do Bolsa Família devem cumprir esses requisitos:
- É necessário ter uma exigência na frequência escolar com as crianças e adolescentes entre 4 a 17 anos que precisam ter uma frequência mínima nas escolas.
- Pré-natal para todas as gestantes beneficiárias do programa. É necessário ter um acompanhamento pré-natal para garantir a saúde da mãe e a saúde do bebê.
- Acompanhamento nutricional também é um dos requisitos com crianças de 0 a 6 anos de idade precisam passar por um acompanhamento nutricional, que vai incluir a medição de peso e altura.
- É necessário ter manutenção do caderno de vacinação, todas as famílias precisam manter esse caderno em dia das crianças.
Veja também: Pente-fino do Gmail: Google deletará MUITA gente; veja a lista
Pente-fino do Bolsa Família
O programa Bolsa Família está bloqueando os cadastrados que tem irregularidades, e se caso o seu foi alvo é preciso ir até um CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) para atualizar o cadastro e por fim ter o cadastro de volta.
Veja também: Susto no Bolsa Família: pente fino do governo pode deixar famílias sem pagamento