18 municípios estão liberando aos cidadãos um benefício de saque único para todos os trabalhadores que têm carteira assinada, esse saque pode chegar ao valor de até R$ 6.220. Porém, esse saque não pode ser feito em qualquer tempo, existe um período ao qual deve ser respeitado, é uma regra que precisa ser seguida, depois dessa data os trabalhadores não podem mais fazer a retirada do valor.
Quer entender qual saque é esse e se tem direito? Acompanhe a leitura.
Quem pode sacar?
O banco da Caixa Econômica Federal só disponibilizou esse valor por causa das chuvas fortes e alguns desastres naturais que estão afetando algumas regiões, por isso, os cidadãos dessas regiões podem realizar o saque para ajudar na sobrevivência, com alimentos, comprar materiais que foram levados com o temporal.
Vale ressaltar que o trabalhador não vai precisar justificar o motivo do saque, pois o governo está liberando para oferecer uma ajuda financeira nessa situação delicada. Confira abaixo quais cidades que foram liberadas para fazer esse saque do benefício:
- Acre
- Maranhão
- Pará
- Pernambuco
- Paraná
- Rio de Janeiro
- Rio Grande do Sul
- Santa Catarina
- São Paulo.
Qual é esse benefício e como funciona?
Esse benefício é referente ao saque emergencial do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço), ou seja, esse saque só pode ser liberado quando decretam estado de calamidade pública nas regiões.
O FGTS é conhecido por todos os brasileiros, ele também funciona como uma poupança trabalhista do trabalhador, e nessas situações de calamidade pública os cidadãos que moram na região que foi emitido o alerta podem fazer o saque dentro do período ao qual o governo estabeleceu.
Em outras situações, o trabalhador consegue fazer o saque desse benefício em casos de demissão sem justa causa, na aposentadoria, saque-aniversário, para comprar a casa própria e, principalmente em situação de calamidade, como citamos acima.
Valor do benefício para calamidade pública
O valor máximo que o governo estabeleceu foi de R$ 6.220, os trabalhadores que têm um valor menor na conta do FGTS podem fazer o saque e zerar a sua conta. Esse valor é depositado na conta do trabalhador na Caixa Econômica, já os trabalhadores que não tem conta na Caixa pode fazer transferência para outra instituição.
É importante ressaltar que o banco da Caixa averigua as localidades que decretam estado de calamidade e emergência toda sexta-feira, e assim divulga a informação das regiões e valor limite para saque.
Veja também: VITÓRIA para os TRABALHADORES! FGTS distribuirá 15 BILHÕES de lucro este ano
Municípios que o saque está sendo liberados
- Epitaciolândia (AC) – até 27/06
- Rio Branco (AC) – até 23/06
- Xapuri (AC) – até 27/06
- Pedreiras (MA) – até 21/06
- Trizidela do Vale (MA) – até 21/06
- Marabá (PA) – até 31/07
- Caruaru (PE) – até 27/06
- Bandeirantes (PR) – até 20/06
- Nova Laranjeiras (PR) – até 06/07
- Tibagi (PR) – até 28/06
- São Gonçalo (RJ) – até 04/06
- Valença (RJ) – até 27/06
- Dom Pedro de Alcântara (RS) – 17/07
- Benedito Novo (SC) – 05/06
- Corupá (SC) – 05/06
- São Bento do Sul (SC) – 09/07
- São João do Itaperiú (SC) – 27/06
- São Luiz do Pratinga (SP) – 07/06
- Tuiuti (SP) – 27/06.
Quem preferir pode receber o benefício pessoalmente dentro da agência da Caixa Econômica.
Veja também: Por que alguns beneficiários do CadÚnico ficaram de FORA dos bônus?