Milhares de pensionistas e aposentados do INSS receberam a primeira parcela do 13º salário. Este benefício traz alívio financeiro, devido a ajuda nas contas do mês. Os pagamentos estavam previstos para agosto e novembro, e agora serão pagos em maio e junho.
Foram investidos no abono R$ 63 bilhões, oferecendo o benefício tanto para aqueles que recebem um salário mínimo até os que ganham o piso máximo da autarquia. Apesar de muitas pessoas terem recebido a primeira parcela do 13º, algumas ficaram de fora.
Mais informações sobre quem são os excluídos, quem tem direito, como consultar as informações e o calendário da segunda parcela seguem no artigo abaixo.
Quem tem direito ao 13º
Além dos aposentados e pensionistas, existem outras pessoas que têm direito ao 13º salário pelo governo, sendo as que recebem os seguintes benefícios:
- Auxílio por incapacidade temporária;
- Auxílio-acidente;
- Salário-maternidade;
- Pensão por morte;
- Auxílio-reclusão.
Veja também: AUMENTE SUAS CHANCES com a loteria mais fácil de ganhar
Beneficiários excluídos do pagamento do 13º salário
Quem recebe o Benefício de Prestação Continuada (BPC) não recebe o 13º salário. Apesar de terem o mesmo calendário que os demais segurados do INSS, eles são excluídos do pagamento desse benefício específico.
O motivo para essa exclusão é que esses beneficiários não fizeram contribuições para receber este benefício. Esse processo faz com que questões preocupantes sobre a justiça social e a segurança financeira desses grupos mais vulneráveis venham à tona.
Como dito, o 13º salário traz alívio financeiro para milhares de pessoas. Ele é utilizado para quitar dívidas, fazer compras necessárias como roupas para os dependentes da família, etc. Dessa forma, essa exclusão faz com que essas pessoas percam estas oportunidades.
Quem recebe o BPC já passa por grandes dificuldades, e ter a oportunidade de receber o 13º salário seria uma grande chance de ter um alívio pelo menos uma vez ao ano.
Veja também: Empreendedores e MEIs podem se DAR BEM com novidade do C6 Bank
Canais para saber se há valores do 13º para receber
É possível verificar se há pagamentos no telefone 135, basta informar o CPF e confirmar algumas informações cadastrais. O beneficiário pode ligar de segunda à sábado, das 7h às 22h.
No site MEU INSS também é possível, inserindo o login e senha na página inicial, clicar em “Extrato de Pagamento”. A consulta também pode ser feita pelo aplicativo MEU INSS, disponível em Android e iOS. É preciso acessar o app, clicar em “Extrato de pagamentos” e visualizar as informações.
Veja também: Bancos já podem BLOQUEAR seu Pix; por quê? Fique atento
Calendário 13º salário
Como a primeira parcela do 13º foi pago para os últimos beneficiários no último dia 07 para quem recebe até um salário mínimo e dia 08 de junho para quem recebe acima de dois salários, segue o calendário da segunda parcela do benefício:
Quem recebe até um salário mínimo conforme o final do benefício:
- 1 – 26 de junho;
- 2 – 27 de junho;
- 3 – 28 de junho;
- 4 – 29 de junho;
- 5 – 30 de junho;
- 6 – 03 de julho;
- 7 – 04 de julho;
- 8 – 05 de julho;
- 9 – 06 de julho;
- 0 – 07 de julho.
Beneficiários que recebem acima de dois salários mínimos conforme o final do benefício:
- 1 e 6 – 3 de julho;
- 2 e 7 – 4 de julho;
- 3 e 8 – 5 de julho;
- 4 e 9 – 6 de julho;
- 5 e 0 – 7 de julho.
Veja também: Netflix: 5 PRINCIPAIS lançamentos da semana na plataforma