Vai viajar e está com medo dos alimentos que estão na geladeira descongelar e estragar? Talvez a solução para o seu problema esteja onde você menos imagina. Dentro da sua carteira.
Achou confuso? Calma, que a gente explica. Sabia que se colocar uma moeda na geladeira antes de viajar você terá como saber se o que tem nela descongelou? Isso mesmo. Parece estranho, mas essa prática é real e funciona.
Quer saber o motivo da moeda ser utilizada para verificar o descongelamento da geladeira? Leia o post até o final e entenda.
Sabia que colocar uma moeda na geladeira pode te ajudar a descobrir se os alimentos descongelaram?
Para descobrir se enquanto você estava viajando os alimentos descongelaram e estragaram basta colocar uma moeda na sua geladeira que você saberá a resposta.
Quando ocorre um derretimento parcial ou total, a moeda sairá do lugar onde foi deixada. Com isso, dará para saber se a temperatura aumentou o suficiente para derreter o gelo. E se a refrigeração foi comprometida, os alimentos podem ter estragado. Por isso, é bom ficar atento.
Agora, antes de viajar e deixar a casa sozinha, faça o seguinte experimento: pegue um recipiente que resista à altas temperaturas e coloque água e uma moeda de R$1. Leve ao freezer e repare a posição que a moeda se encontra. Não pode esquecer disso. Se tiver dificuldade de lembrar, tire uma foto.
Se ao voltar pra casa, a moeda continuar no mesmo lugar, é sinal de que você pode ficar tranquilo, pois os alimentos não descongelaram.
É importante também fazer a manutenção periódica da geladeira para poder identificar possíveis vazamentos e falhas que podem afetar o frescor dos ingredientes.
Veja mais: Emagrecem e diminuem açúcar no sangue: DICAS de alimentos saudáveis
O que pode acontecer se os alimentos não estiverem com a refrigeração adequada?
Quando a refrigeração não é feita da maneira correta a sua saúde pode ser prejudicada. Alimentos como lácteos e carnes são altamente perecíveis e podem se deteriorar facilmente quando não são armazenados em ambientes com a temperatura adequada pra eles.
Ao colocá-los numa temperatura maior do que deveriam, ocorre a proliferação de bactérias, podendo causar intoxicações alimentares e infecções. E nem precisa de muito tempo fora da temperatura certa para acontecer isso. Em apenas 1 hora sem a refrigeração necessária, já é suficiente para atrair bactérias.
Para conservar esse tipo de alimento o refrigerador precisa estar abaixo de 4°C. Assim, o armazenamento seguirá o padrão adequado e você não correrá risco de ser contaminada pelo consumo de alimentos estragados.
Veja mais: Elimine estes alimentos do café da manhã para PERDER BARRIGA
Erros que podem estragar sua geladeira
Existem alguns erros que provavelmente todo mundo já cometeu, que pode estragar a sua geladeira com o tempo, diminuindo sua durabilidade.
São eles:
- Não limpar a bobina;
- Errar a mão na quantidade de alimentos e produtos;
- Encostar a geladeira na parede;
- Deixar uma fresta da porta aberta.
Fique atento a esses erros para não cometê-los fazendo sua geladeira parar de funcionar por causa de erros bobos.
Veja mais: JAMAIS esqueça estes alimentos no micro-ondas; isso é PROIBIDO