RG para menor de idade: aprenda como tirar o novo documento em 2023

Por mais que muitos pais resolvam emitir a cédula de identidade de seus filhos somente após alguns anos, logo a partir do nascimento já é possível fazer isso. Em alguns casos é bastante relevante ter o documento. Por exemplo: ao realizar viagens, o menor de idade precisa obrigatoriamente portar o seu RG. Há uma década atrás o procedimento era bastante arcaico e demorado, hoje em dia é bem simples e boa parte do procedimento pode ser realizado pela internet.

RG
RG para menor de idade | Imagem: Jeane de Oliveira / Noticiadamanha.com.br

RG para menor de idade

Cada cidade possui seus próprios canais de emissão de cédulas de identidade. Na maioria dos municipíos brasileiros há o Poupatempo, VaptVupt e semelhantes. O intuito desses programas são favorecer mais facilidade à população. A fim de conseguir realizar simples ações em questão de segundos.

Nesses lugares é possível encontrar inúmeros serviços. Desde serviços relacionados à fatura de água, de luz e até mesmo emissão de documentos. Como RG e CPF. Por mais que não haja esses serviços em todas as cidades, há semelhantes e o passo a passo é praticamente o mesmo.

E por fim, as cidades que não possuem qualquer um dos serviços acima ou semelhantes, podem recorrer a Casa do Cidadão, onde é possível emitir a 1° via do RG de maneira totalmente gratuita. A fila de espera costuma demorar um pouco e o sistema de cadastro é mais simplificado, sendo necessário ir até uma agência pessoalmente.

Portanto, há vários serviços e programas que emitem RG para menor de idade. Lembrando que por mais que a lei não obrigue a troca antes da data de vencimento, é importante atualizar o documento com o passar dos anos. Isso evita problemas futuros. Como por exemplo ao ir fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Muitos candidatos voltam para a área de espera por estarem com o RG infantil, mesmo já estando na casa dos 18 anos ou mais. Eis a importância de estar sempre com o documento atualizado. Veja o passo a passo de como emitir RG para menor de idade.

Leia mais: 5 SINAIS na urina revelam que sua saúde não vai bem; fique alerta

Passo a passo para emitir

É importante filtrar os serviços presentes na localidade. Ao saber se há ou não uma agência do Poupatempo, Vapt Vupt ou semelhante. Ao saber o serviço disponível no município basta seguir os passos abaixo e em questão de momentos conseguir emitir a 1° via do RG para menor de idade.

  • Entre no site do serviço de emissão da sua cidade (pesquise pelo nome do serviço + agendamento);
  • Clique na guia de agendamento e marque um horário (ou se dirija até o local e faça o pré-agendamento);
  • Aguarde o horário e vá até o local com a certidão de nascimento, foto e o menor de idade (por mais que não seja mais necessário levar a foto 3×4 é bom deixar como segurança);
  • Pronto.

Feito isso a criança será submetida a algumas etapas a fim de ser confeccionado o documento de identidade. Na ocasião serão coletadas assinaturas da criança, impressão digital, fotos, etc. Caso a criança não assine, terá presente na carteira de identidade apenas a digital e a marca ‘Não assina’.

Portanto, essas etapas servem para qualquer menor de idade. A partir do primeiro dia de nascido ao último dia com 17 anos. O procedimento é gratuito e após 7/10 dias o documento estará disponível para retirada ou envio pelos Correios por uma taxa de R$ 9,09.

Essa primeira via não possui qualquer custo, no caso da segunda via do documento é necessário pagar R$ 51,39. Exceto aos beneficiários de programas sociais que podem conseguir descontos e isenções nas emissões.