Muitas pessoas nunca prestaram a devida atenção a este detalhe, mas existem alguns sinais na urina que mostram claramente quando a pessoa não está com a saúde em dia. Assim como existem alguns problemas muito específicos que podem estar ligados a estes sinais, e não apenas um, como a famosa infecção urinária.
Nosso corpo, de modo geral, sempre dá um jeitinho de nos dizer quando algo não está como deveria. E no que diz respeito à urina, especificamente, é extremamente fácil identificar quando é hora de procurar um especialista.
Os sinais na urina funcionam como uma espécie de alerta
A não ser em casos nos quais uma pessoa ingere bebidas muito específicas, definitivamente não é normal que a urina apresente espuma ou mesmo uma coloração diferente, estando cristalina demais ou mais escura que o normal.
Portanto, quanto estes sinais (entre outros) são percebidos, é preciso tomar alguns cuidados e algumas precauções.
Inclusive, até mesmo o simples ato de observar o que se sente enquanto faz xixi é imprescindível na hora de agir rumo ao objetivo de prevenir algumas doenças e alguns problemas que podem representar, pelo menos, uma pequena dor de cabeça.
E entre estes “probleminhas”, pode-se citar:
1. A Proteinúria
Esta condição, especificamente, sempre é caracterizada pelo excesso de proteínas no xixi, o que faz com que ele fique com uma aparência mais espumosa.
Quem identifica este sinal pode estar com danos nos rins, e até mesmo problemas específicos no sistema urinário.
2. A Síndrome Nefrótica
Já esta síndrome nada mais é do que uma doença dos rins, sendo caracterizada mais especificamente pelo aparecimento de danos nos chamados glomérulos renais.
É por meio deste quadro que as proteínas são perdidas em excesso, durante o ato de urinar.
3. A Infecção do Trato Urinário
Algumas infecções no trato urinário possuem natureza bacteriana, a exemplo da pielonefrite e a cistite, e podem deixar o xixi com espuma.
Os sinais na urina, neste caso, incluem a própria espuma e a presença de sangue, além da incontinência urinária e a dor ao fazer xixi.
4. O Diabetes Mellitus
O Diabetes, quando não está devidamente controlado, faz com que a glicose saia por meios das secreções, uma vez que estará em um nível elevado no corpo.
Trata-se, por sinal, de algo simples de ser identificado, uma vez que este resíduo costuma apresentar um aspecto mais oleoso.
5. A Lesão Renal Aguda
Quando este problema surge, os rins simplesmente não conseguem funcionar da forma adequada.
E, neste contexto, os sinais na urina podem se resumir a coágulos no sangue.
Veja também: Adoçante é um GRANDE INIMIGO do DNA humano; saiba mais
É imprescindível cuidar da saúde o tempo todo
As doenças acima citadas estão ligadas ao aparecimento de espuma e, também, a outros sinais na urina, como o aparecimento de pequenos cristais.
A Infecção Urinária, por sinal, é um dos problemas que mais atingem as pessoas, o que reforça a importância de beber uma boa quantidade de água todos os dias.
Vale lembrar, ainda, que os problemas crônicos, como a pressão alta e a obesidade, aumentam os riscos destas e outras enfermidades, e que a adoção de hábitos saudáveis é uma das melhores formas de prevenção que uma pessoa pode adotar.
E, claro: havendo qualquer sintoma ou sinal, é preciso buscar ajuda médica imediatamente.
Veja também: Estas bebidas são suas aliadas contra o COLESTEROL RUIM