Não há como escapar: todo brasileiro em idade adulta precisa lidar com alguns pagamentos mensais e, entre eles, está a famosa (e muitas vezes desanimadora) conta de luz.
É por meio do pagamento dela que aqueles brasileiros que não recorreram à energia solar conseguem ter conforto dentro de casa, podendo assistir televisão e usar os eletrodomésticos da cozinha, por exemplo. Porém, não raramente este pagamento acaba ficando mais caro do que o esperado.
E é aí que se começa a busca por dicas de como reduzir este valor, de modo que ele acabe pesando menos no bolso.
Quem quer acesso a estas dicas, por sinal, deve ler este artigo até o fim!
5 iniciativas que deixam qualquer conta de luz mais barata
A boa notícia, em relação a este assunto, é que realmente é preciso haver pouco esforço para que a redução no valor da conta de luz seja significativa.
Ou seja: basta mudar alguns hábitos, para que seja possível começar a ver os resultados.
E aí vão as iniciativas que devem ser adotados, a fim de que se possa ter economia:
1. Tomar banhos mais rápidos
Os banhos tendem a ser relaxantes e, principalmente nos dias frios, é difícil resistir a ficar por muito tempo debaixo do chuveiro. Porém, é preciso considerar que cada minuto conta, na hora de calcular o valor da conta de luz: e quanto mais quente estiver a água, maior este valor ficará.
A dica é que cada pessoa tente limitar seu tempo de banho a 5 minutos, e sem exagerar na temperatura. Aliás: vale considerar o fato de que a água quente demais faz mal para a pele.
2. Substituir o maior número possível de lâmpadas
Muitas pessoas ainda não sabem, mas lâmpadas de LED iluminam de forma tão eficiente quanto as lâmpadas convencionais, com a diferença de que sua porcentagem de economia de energia pode chegar aos surpreendentes 80%.
Ao trocar todas as lâmpadas de uma casa, portanto, a economia será notável.
3. Ligar somente o que for utilizar
Se a ideia não é assistir televisão, não há motivos para que ela fique ligada, nem mesmo para que ela fique na tomada, em modo de espera. E isso vale para qualquer aparelho dentro de uma residência.
Vale frisar, ainda, que a dica é realmente tirar estes itens da tomada quando não estiverem em uso, uma vez que, mesmo em espera, eles podem acrescentar alguns reais à conta de luz no decorrer do mês.
4. Dar a devida atenção aos fios
Os fios que não estão em bom estado (um pouco desencapados, por exemplo) representam perigo à vida e, ainda, elevam o consumo de energia.
É muito importante checá-los com certa regularidade, buscando segurança e economia.
5. Usar a geladeira da forma mais inteligente possível
Principalmente no verão, é realmente difícil deixar esse eletrodoméstico “quieto”. Mas ele, assim como o chuveiro, também pode fazer qualquer conta de luz ficar mais cara.
É preciso abri-la somente quando necessário, bem como cuidar de sua vedação e nunca usar sua parte de trás como varal de roupas.
Veja também: Surpreendente! É por isso que seu dinheiro SOME da carteira
As contas de luz tendem a ficar mais caras
De modo geral, no Brasil, a conta de luz tende a ficar mais cara, independentemente da região.
E, com base nesta informação, se torna ainda mais importante adotar as iniciativas acima citadas.
Sendo possível, a dica final é investir em um equipamento de energia solar: a economia será “gritante” e, ainda, haverá uma importante contribuição para o meio ambiente.
Veja também: Plano de saúde e mensalidade de escola podem SUBIR 20%