Todos nós ingerimos diversos alimentos diariamente, mas não é exagero afirmar que praticamente ninguém pensa nas comidas que foram extintas da Terra, mesmo já tendo sido imensamente apreciadas antigamente.
Obviamente, comê-las atualmente é impossível. Porém, sempre fica uma “pontinha” de curiosidade a respeito de como e quais eram tais alimentos, e é por isso que este artigo foi criado.
Nele, quem passou a ter dúvidas sobre o assunto poderá encontrar todas as respostas, basta ler o próximo tópico.
As 5 comidas que foram extintas da Terra e não voltarão a existir
Sim: por mais incrível que possa parecer, as comidas também podem ser extintas e, por sinal, isso já aconteceu em nosso planeta algumas vezes, no decorrer dos séculos.
E abaixo está uma lista com 5 destes alimentos, que simplesmente não existem mais:
Alimento 1: A erva Sílfio
Podendo chegar a 4 metros de altura, e tendo belas flores amarelas, esta erva servia tanto como decoração (justamente por conta de sua parte florida) quanto para ter seu caule cozido, para ser aproveitado como uma espécie de vegetal.
Acredita-se, ainda, que suas sementes possuíam propriedades medicinais, sendo um alimento cujo cultivo ocorria onde hoje está a Líbia: o Sílfio deixou de existir há 2.000 anos.
Alimento 2: A Maçã Taliaferro
Esse tipo de maçã possuía uma interessante cor alaranjada, e era plantada nos Estados Unidos, mais especificamente na Virgínia, no século XIX.
As anotações da época mostram que ela era utilizada para a produção de uma deliciosa sidra e, embora tenha se perdido no tempo, os especialistas esperam que a Maçã Taliaferro seja cultivada novamente um dia.
Alimento 3: A Couve-Flor da Cornuália
Fazendo parte das comidas que foram extintas da Terra, a Couve-Flor da Cornuália deixou de existir na década de 50, quando foi substituída por uma variedade muito mais forte, criada na França.
Seu cultivo acontecia na Inglaterra, e seu uso era muito apreciado em diversos preparos.
Alimento 4: A Pera Ansault
Plantada em solo francês durante todo o século XIX, esta pera possuía um sabor doce e um aroma muito suave, a ponto, inclusive, de ser usada como sobremesa.
Sua extinção ocorreu já no século XX, uma vez que seu cultivo estava se tornando difícil e sua comercialização não estava sendo vantajosa.
Alimento 5: A Tâmara da Judeia
A Tâmara da Judeia faz parte de muitos relatos feitos pelos cristãos e pelos judeus, sendo cultivada na região que hoje corresponde ao sul da Cisjordânia.
Ela era muito apreciada como sobremesa e como ingrediente para pratos agridoces, mas, por conta do clima e do cultivo crescente de outras variedades de tâmaras, deixou de existir.
Veja também: Estudo mostra que 40% dos casos de demência estão ligados a estes hábitos
Seus “descendentes” são igualmente ricos em sabor e benefícios
Estas comidas que foram extintas deram lugar a outras muito similares em sabor e em benefícios, que ainda podem ser aproveitadas por todos nós diariamente.
Ainda existem diversos tipos de maçãs, por exemplo, para serem apreciados de diversas formas.
De toda forma, como citado acima, existem especialistas que acreditam no retorno do cultivo de algumas variedades.
Veja também: Quer recuperar a CONFIANÇA? Veja este filme da Netflix