Não é de hoje que os usuários de dispositivos móveis precisam ter o cuidado redobrado acerca de suas aplicações. Há alguns criminosos que se aproveitam de falhas em sistemas operacionais ou aplicações para cometer crimes. É o que está acontecendo com alguns aplicativos presentes na Google Play Store. Entretanto, o seu problema é um pouco diferente: há um malware que está fazendo isso nesses aplicativos com base em algumas falhas de segurança. Veja quais são os aplicativos e o que fazer para evitar.
PlayStore possui algumas aplicativos “infectados”
Este novo malware foi identificado em alguns aplicativos presentes na Play Store. Isso porque ele se passava por aplicativos reais. Quando o usuário realizava o download acabava inserindo o trojan no dispositivo.
Com informações da Kaspersky, o nome desse novo vírus é Fleckpe. Ele é muito perigoso porque pode causar prejuízos aos usuários. Visto que ele é responsável por inscrever os usuários em assinaturas premium, detalhe, sem que o usuário saiba.
O grande porém disso tudo é que se trata de uma cadeia criminosa. Porque os aplicativos cujo os usuários se “inscrevem” são do mesmo grupo criminoso. Desse modo é uma cadeira de vírus que está se espalhando pela loja da Google.
Por mais que todo o mundo tenha sido afetado, os casos ocorreram com mais frequência na Indonésia, Malásia, Tailândia, Polônia e Singapura. É de suma importância estar sempre atento a esses vírus e ameaças.
A maioria dos aplicativos são de mídias. Ou seja, aplicativos que ajudam o usuário em alguma dor. Seja editar um vídeo, uma imagem ou até mesmo criar Gifs animados.
Por parecer ser algo inocente, muitos acabam baixando e se dão mal. Logo abaixo vamos mostrar a lista desses aplicativos. Bem como o seu nome dentro do próprio aparelho celular.
Leia mais: Dia das Mães: como comprar sem medo e sem GOLPES
Lista de aplicativos “infectados” é divulgada
Os aplicativos possuem ênfase na edição de vídeos e imagens. Muitos usuários veem os efeitos legais do Instagram, TikTok, etc. E acabam se interessando. A fim de conseguir reproduzir os mesmos efeitos, acabam se deleitando em vários e vários aplicativos.
Quando o vírus é instalado no celular, ele carrega uma biblioteca nativa que contém a ameaça. Desse modo os criminosos conseguem abrir guias anônimas sem que o usuário perceba. Realizando com isso mais e mais vítimas.
Podendo abrir aplicativos bancários e até mesmo interligar suas informações entre os aplicativos parceiros e com isso realizar o tão terrível golpe.
- Beauty Camera Plus
(com.beauty.camera.plus.photoeditor) - Beauty Photo Camera
(com.apps.camera.photos) - Beauty Slimming Photo Editor
(com.beauty.slimming.pro) - Fingertip Graffiti
(com.draw.graffiti) - GIF Camera Editor
(com.gif.camera.editor) - HD 4K Wallpaper
(com.hd.h4ks.wallpaper) - Impressionism Pro Camera
(com.impressionism.prozs.app) - Microclip Video Editor
(com.microclip.vodeoeditor) - Night Mode Camera Pro
(com.urox.opixe.nightcamreapro) - Photo Camera Editor
(com.toolbox.photoeditor) - Photo Effect Editor
(com.picture.pictureframe)
Portanto, essa é a lista dos aplicativos que estão infectados. É sempre bom optar por aplicativos de empresas renomadas. Muitos usuários acabam baixando qualquer aplicativo em razão de suas promessas. Entretanto, nem tudo aquilo que reluz é ouro. Todo cuidado é pouco.