O cadastro único é uma plataforma ao qual foi criada pelo Governo Federal para conseguir ter controle e analisar caso por caso de família por família para verificar de perto as condições financeiras e ter um controle da baixa renda em nosso país. A pasta responsável que cuida desse cadastro é o Ministério da Cidadania.
Ou seja, é através dessa plataforma de cadastrado que as pessoas fazem o cadastro para ter acesso aos benefícios sociais que é dado pelo governo, mas somente se a pessoa estiver dentro dos requisitos solicitados de cada benefício, já que o governo precisa suprir essa necessidade.
É devido a isso que a plataforma do Cadastro Único está crescendo a cada dia, pois é base de dados de todas as famílias de baixa renda em que o governo consegue ter acesso diretamente para entender a situação e incluir famílias em programas sociais.
Acesso aos benefícios sociais do CadÚnico
São milhares de famílias que buscam ajuda no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) para fazer o cadastro no CadÚnico para serem inseridas em algum programa social, e nos últimos anos esse número vem crescendo a cada dia.
A partir da inscrição, se a pessoa atender os requisitos ela é direcionada a esse programa social, porém elas não entram automaticamente, a pessoa precisa falar qual benefício deseja e verificar se estar dentro das regras, por isso que logo após a inscrição não é automático. Uma análise tem que ser feita com cada cadastro.
Se você está no grupo de baixa renda e ainda não fez o seu cadastro para receber ajuda desses programas você ainda tem chance, procure um CRAS na sua cidade e faça o cadastro, pois só pode receber ajuda do governo que tem o CadÚnico.
E uma dica para as famílias que já são inscritas e querem permanecer recebendo do programa é extremamente importante é um dos requisitos mais pontuados é atualização cadastral de 2 em 2 anos, caso contrário o benefício é bloqueado ou cancelado.
Veja também: Famílias receberão dinheiro EXTRA do governo em junho no CadÚnico
Quem pode se inscrever no Cadastro Único?
Através das regras que o Governo Federal impôs, que são especialmente para as famílias que estão em situação de vulnerabilidade social etrar em programas sociais, é necessário seguir essas regras:
- Famílias com renda mensal de até meio salário-mínimo por pessoa
- Famílias com renda mensal total de até 3 salários-mínimos
- Famílias com renda superior a 3 salários-mínimos, mas que estejam vinculadas ou pleiteando algum programa ou benefício que utilize o Cadastro Único em suas concessões
- Pessoas que vivem em situação de rua, seja sozinha, seja com a família.
Quando a pessoa for no CRAS para fazer o cadastro, ela vai passar por uma entrevista com a assistente social para saber sobre a composição familiar e qual a atual situação.
Veja também: CRAS: entrevista para o Bolsa Família; veja como ser aprovado