Por mais que no início deste ano saiu muita polêmica e comentário sobre o novo governo querer tirar a modalidade do FGTS saque-aniversário, ele ainda continua disponível para os trabalhadores, e devido a isso, quem nasceu no mês de maio e tem quantia no FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) pode realizar o saque.
Se você é trabalhador e optou por esse tipo de modalidade saiba que já está disponível. O prazo de retirada para o trabalhador que escolheu esse tipo de saque iniciou o primeiro dia útil de maio e termina no último dia útil do segundo mês seguinte.
Caso aconteça de o dinheiro não ser retirado durante esse período, o dinheiro retornará para a conta do FGTS no nome do trabalhador.
Saque-aniversário mês de maio
Desde o dia 02 de maio a modalidade saque-aniversário do FGTS já está liberado para os trabalhadores que nasceram em maio, o valor vai ficar disponível até o dia 31 de julho.
No início de cada mês, os empregadores depositam nas contas dos trabalhadores na Caixa Econômica Federal no nome dos empregados o valor que correspondente a 8% do valor do salário do funcionário.
O FGTS é formado por esses depósitos que são feitos mensalmente e os valores pertencem aos funcionários podem depois realizar os saques quando forem liberados.
Lembrando que o saque-aniversário é opcional, ou seja, é uma opção do trabalhador escolher essa modalidade ou não, caso contrário ele continua na modalidade de saque-rescisão.
Se caso o funcionário escolher a modalidade do saque-aniversário, ele perde o direito de sacar o valor total do Fundo de Garantia em casos de demissão sem justa causa, porém terá direito da multa rescisória de 40%.
Veja também: R$ 1 MIL no FGTS parado? Veja quanto dá para sacar com o empréstimo
Saque-aniversário vai acabar?
Até o presente momento não temos essa confirmação. Alguns economistas afirmam que o saque-aniversário pode sim beneficiar os trabalhadores no momento de dificuldade, pois é como se fosse uma renda extra retirada naquele determinado mês.
Entretanto, Luiz Marinho, que é o ministro do trabalho e emprego é contra a modalidade, pois na opinião dele o saque-aniversário não beneficia o trabalhador, porque quando ele escolhe essa modalidade ele não pode sacar o FGTS em caso de demissão.
O Governo Federal informou que vai levar essa pauta para o Congresso Nacional, sugerindo um projeto de lei para promover várias alterações relacionadas ao benefício para esses trabalhadores.
Veja também: FGTS libera novo saque de R$ 2.900 HOJE para os brasileiros