Boa notícia! Alguns trabalhadores brasileiros terão uma grande surpresa neste mês de maio. Há um benefício liberado para eles que pode mudar as suas vidas. Trata-se do saque do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) que acabou de ser liberado para todos!
Trabalhadores que nasceram em maio ganham surpresa
O FGTS acabou de ser liberado para todos os trabalhadores que nasceram em maio e escolheram a opção do saque-aniversário. Com isso, já podem preparar as contas bancárias para receberem as possíveis boladas do fundo de garantia.
Durante o início do Governo muito se foi falado sobre a modalidade. Por enquanto, ela ainda está ativa e deve permanecer assim até o fim deste ano. Entretanto, alguns ministérios do Governo pretendem acabar com a modalidade.
É possível sacar valores a partir da quantia armazenada na poupança. O quanto mais dinheiro se tem, menor será a taxa de saque. Mas há um adicional de saque em todas as modalidades. Ademais, ninguém sairá perdendo. Lembrando que para receber o saque é necessário ter escolhido a opção faltando até 01 dia para o mês encerrar.
Isto é, o mês de nascimento. Caso contrário, terá que aguardar o próximo ciclo de pagamentos. Raramente há pagamentos retroativos do saldo do FGTS. Caso o trabalhador opte pela modalidade de saque-aniversário, não irá conseguir sacar o saque-rescisão.
Leia mais: Brasileiros terão DINHEIRO DEVOLVIDO; confira a lista
Como sacar o saque-aniversário? Vale a pena?
Caso o trabalhador não alterne a modalidade de saque para saque-rescisão, e prefira manter o saque-aniversário ativo e assim todos os anos receber uma determinada quantia do FGTS, o mesmo não terá direito ao saque rescisão que permite a retirada do valor parcial e nem a multa de 20% ou 40% sobre o valor.
Para sacar é necessário entrar no aplicativo Carteira de Trabalho Digital e ir até FGTS e marcar a modalidade “Saque aniversário”. E então, no mês do aniversário do trabalhador o mesmo irá receber o valor diretamente na conta bancária.
Muitos preferem ir até a Caixa Econômica Federal. É necessário levar os documentos de identificação. Caso em até 03 meses ninguém realize a retirada do saldo, o mesmo retorna para a poupança do FGTS. Caso o trabalhador tenha plena certeza do seu emprego, é uma boa optar pelo saque-aniversário.
Caso contrário, não retirar a modalidade de saque-aniversário irá resultar em um grande problema em alguns casos. Porque o trabalhador irá sair sem qualquer direito referente ao saque rescisão. Tendo que recomeçar o ciclo e então conseguir o saque.