A declaração do Imposto de Renda é um assunto que ainda assusta bastante brasileiros, principalmente, o medo que eles têm de cair na malha-fina da Receita Federal. E por conta disso, os golpistas se aproveitam para aplicar golpe nas pessoas que não estão tão acostumadas com o ambiente digital. Por isso, confira todos os golpes que estão sendo praticados para aprender como não cair neles, já que a maioria usa técnicas quase perfeitas.
Quais os principais golpes?
Há vários golpes, mas o campeão de todos são os links fraudulentos, ou seja, ao clicar neles, o dispositivo do usuário é infectado por um vírus que acaba roubando suas informações e dados que estiverem armazenados nele.
Eles podem ser enviados por vários canais, como SMS, e-mail e a depender do golpe, até mesmo via WhatsApp. Nos links haverá o campo para o usuário preencher alguns dados pessoais e é nesse momento que a pessoa acaba sendo vítima de um grande prejuízo.
E-mails impessoais também são usados e geralmente usam gatilhos mentais para convencer as pessoas a clicarem nos links, como ‘urgente’ ou então ‘clique aqui e faça sua declaração instantaneamente’. E de maneira análoga aos demais, o dispositivo é infectado também.
Veja também: Pare de fazer isso com seu notebook; 6 COISAS ERRADAS
Há como se proteger dos golpes?
Sim! Com pequenas atitudes é possível jamais cair nesses golpes, até mesmo aqueles que são bem montados. O primeiro passo é controlar o emocional e não clicar em algo pela emoção, sempre use a razão, para que você não venha ter prejuízos posteriormente. Após analisar o link recebido, verifique o domínio dele, para ver se é estranho ou se possui sequências inelegíveis de letras, caso sim, isso pode ser um grande sinal de fraude.
Caso a mensagem recebida seja em nome da Receita Federal, há uma dica infalível, o órgão já informou que embora use bastante o sistema de e-mail para se comunicar com os seus contribuintes, eles não mandam nenhum link por e-mail, para evitar brechas para golpes. Além disso, é importante prestar atenção ao nome de quem enviou o e-mail para você.
Por fim, preste atenção no texto como um todo, geralmente, os golpistas tendem a cometer erros de português, alguns são grotescos. Então, se durante a mensagem você verificar que há algum erro de português, desconfie, uma vez que os oficiais não tendem a ter. E caso você queira confirmar se alguma informação realmente é da receita federal, você pode optar por entrar no site oficial e averiguar.
Veja também: Com BAFÔMETRO de fábrica, carros impedirão motorista embriagado de dirigir