Os motoristas sempre gostam de descobrir maneiras para economizar a gasolina, já que a gasolina sempre está subindo o preço, e uma delas é: sabia que dirigir bem devagar é uma maneira de economizar?
É uma dúvida frequente entre os brasileiros, pois como os preços do etanol e da gasolina sempre estão variando, qualquer estratégia eles estão aceitando para se garantir na economia da gasolina. Alguns brasileiros até afirmam que quanto mais você dirige devagar mais gasta, mas vamos te explicar ao certo como isso funciona.
Qual é a velocidade que pode garantir mais economia na gasolina?
A primeira verdade que devemos destacar é que os motoristas que andam rápido com o carro costumam gastar mais gasolina, isso é inevitável, pois funciona desta maneira: quanto mais o motorista exige velocidade do motor mais gasolina ou etanol precisa ser injetado para conseguir chegar até a potência que o motorista deseja.
Por isso é de extrema importância o motorista saber uma velocidade que pode economizar mais combustível, mas isso não é tão fácil quanto parece, por isso diversos motoristas buscam saber até hoje.
Infelizmente não existe uma velocidade certa ao qual seja realmente reconhecida como uma forma de gastar menos gasolina, pois cada carro tem um tipo de motor e cada carro também tem uma potência diferente, então não tem como fazer comparação de um para outro e isso já dificulta, cada uma precisa descobrir o seu.
Quer ver um exemplo? O carro superesportivo ele consegue andar mais rápido sem gastar mais gasolina em comparação a um carro popular 1.0 flex. É devido a isso que nesse texto vamos nos basear dentro de um parâmetro que seja incluído no carro popular brasileiro.
Veja também: INFALÍVEL! Carregue o celular na “velocidade da luz”
Carro popular 1.0: velocidade que economiza mais
Escolher o carro popular pois é um carro que a maioria dos brasileiros tem, e como dito acima, dependendo do carro esse parâmetro pode mudar.
No carro popular pode chegar uma velocidade média para gastar menos combustível, ou seja, alguns especialistas estavam estudando sobre o caso e conseguiram analisar que a rapidez com que se dirige não pode passar dos 70km/h, porém também não pode ser menor que os 40 km/h.
Então o ideal é andar com o carro popular entre os 55km/h para ser uma boa opção de economizar gasolina. Lembrando que essa média é referente a rodagem em cidades e centros urbanos.
Se caso for necessário economizar em estradas, a velocidade precisa ficar entre os 80km/h e 100 km/h. Na cidade a marcha mais econômica é a quarta e na estrada é a quinta (carros que tem 5 marchas).
Veja também: Com BAFÔMETRO de fábrica, carros impedirão motorista embriagado de dirigir