Currículo perfeito: reunimos as melhores dicas e plataformas que vão te ajudar a criar um excelente currículo

Você provavelmente já ouviu o termo “CV” e “resumo” usados para se referir ao documento que você envia ao mercado à procura de emprego. Então, o que torna um currículo e um resumo  diferentes? Na maior parte do mundo, as palavras “CV” e “resumo” se referem ao documento que você envia aos empregadores para se candidatar a um emprego (embora “resumo” seja menos comumente usado no Reino Unido e na Europa). Confira tudo sobre como fazer um ótimo currículo a partir de hoje.

Saiba como criar currículos incríveis | | Imagem: Jeane de Oliveira | noticiadamanha.com.br.

Nos Estados Unidos e no Canadá, um currículo se refere especificamente ao longo documento usado para se candidatar a funções na academia, como cargos de pesquisa ou pós-graduação. Isso geralmente é chamado de currículo acadêmico. Os currículos acadêmicos geralmente são muito longos e incluem uma visão geral de sua carreira acadêmica, experiência em pesquisa, publicações e muito mais.

Simplificando, se você está se candidatando a empregos nos EUA ou no Canadá, um resumo é o que você precisa para se candidatar à maioria dos empregos, enquanto um currículo é um documento acadêmico específico. Mas se você é da Europa ou do Reino Unido, um currículo e um resumo  são a mesma coisa.

Veja também: Reunimos 7 plataformas que oferecem cursos GRÁTIS e a distância: melhore seu currículo!

Como fazer um CV (com exemplos)

Se você estiver se candidatando a um emprego fora da América do Norte, precisará de um currículo forte para conseguir uma entrevista. Para ajudá-lo a começar, veja como fazer um currículo que se destaque da concorrência:

1. Liste claramente suas informações de contato no topo

Primeira coisa: os empregadores precisam saber quem você é e como entrar em contato com você se quiserem oferecer uma entrevista.

Facilite a localização dessas informações, incluindo os seguintes detalhes de contato no cabeçalho do seu currículo, na parte superior da página:

  • Nome e sobrenome (em uma fonte grande);
  • Número de telefone;
  • Endereço de e-mail;
  • Perfil do LinkedIn (opcional).

Certifique-se de que seu endereço de e-mail e perfil do LinkedIn estejam atualizados e profissionais antes de adicioná-los ao seu currículo.

Veja também: 5 sites práticos para fazer currículo profissional e conquistar a vaga dos sonhos 

2. Abra com um objetivo ou resumo convincente do CV

Colocada logo abaixo do cabeçalho do seu currículo no topo da página, uma introdução de currículo concisa e direcionada é a melhor maneira de chamar imediatamente a atenção dos empregadores e convencê-los de que você é a pessoa certa para o trabalho.

Existem dois tipos de introduções de currículo comumente usadas por candidatos a emprego:

  • Objetivo CV (também conhecido como objetivo de carreira)
  • Resumo do CV (ou resumo profissional)

O objetivo de ambos os estilos de introdução é destacar rapidamente sua experiência e habilidades relevantes para convencer os empregadores a continuar lendo seu currículo. No entanto, a maneira como eles alcançam esse objetivo difere dependendo da introdução que você usa. Um site que recomendamos para a construção de currículo é: https://www.cvmaker.pt. Ele é muito fácil, rápido e prático e apresenta vários exemplos de currículos prontos. Confira tudo e aproveite!