Quando alguém fala que o ano de 2023 é o ano das oportunidades, poucos acreditam, mas isso é verdade. E em breve, pode sair mais um concurso na praça, dessa vez, para o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Foi solicitado cerca de 2 mil vagas efetivas por todo o território nacional, é sua chance de fazer parte de uma das instituições mais respeitadas do Brasil, confira todas as informações e saia na frente da concorrência!
Concurso com 2 mil vagas foi solicitado
O IBGE havia solicitado ao governo ainda no ano passado, um pedido de um novo concurso para preencher cargos vagos. Para isso, um ofício foi enviado ao Ministério da Economia, a fim de averiguar a disponibilidade de recursos para lançar o edital para o concurso.
Atualmente, o IBGE tem ciência que há um grande número de funcionários perto de se aposentarem, o que vai acabar gerando um grande déficit nos serviços prestados pela instituição. Ou seja, é preciso que o novo concurso saia o quanto antes.
O último concurso ocorreu há 8 anos, isto é, em 2015. Na época, dois editais foram lançados, totalizando 600 oportunidades de trabalho e a banca que organizou tudo foi a FVG. O edital disponibilizou 460 vagas para o cargo de técnico e 90 vagas para o cargo de analista e 50 para tecnologista. Todas as vagas estavam distribuídas por todo o Brasil.
Veja também: Hora extra no trabalho: QUEM tem o direito de cumprir?
Como se preparar?
Primeiro, é importante pontuar que é uma possibilidade que o concurso saia, mas pode ocorrer que isso não aconteça. Portanto, é preciso ficar ligado em tudo isso. Mas se você começar a se preparar hoje mesmo, quando ele sair, você já estará preparado. Lembrando que você pode construir sua base agora e posteriormente ir apenas afunilando os assuntos.
Isto é, comece estudando as matérias que você mais possui dificuldade mas são indispensáveis na maioria dos concursos, como português, matemática e informática. Tente ficar hábil em todas elas, pois na maioria dos concursos, são essas áreas que mais derrubam os candidatos na hora da prova.
Sempre faça simulados, pegue o edital antigo da última seleção do IBGE e estude focado nele. Desse modo, quando sair o edital, você estará apto para prestar o concurso e obter êxito. Agora, para que o edital seja liberado, só depende exclusivamente do governo disponibilizar o orçamento necessário. Uma vez que todo concurso gera gastos exorbitantes. Como a banca, logística e claro, pagamento dos salários posteriormente.
Veja também: Trabalhador pode FALTAR ao trabalho devido à CHUVA FORTE?