O Número de Identificação Social (NIS) é usado como referência de inúmeros abonos. Como PIS/Pasep, etc. Entretanto, nem todos os trabalhadores sabem o que é e muito menos a sua importância. O NIS é disponibilizado pelo Governo Federal a fim de garantir que todos os trabalhadores regulamentados recebam seus direitos estabelecidos por lei – garantindo seus benefícios trabalhistas e previdenciários.
Como encontrar o NIS?
O NIS pode ser definido como o número de registro dos trabalhadores. O mesmo é distribuído pela Caixa Econômica Federal. É uma ferramenta atual – permitindo que os funcionários sejam cadastrados rapidamente e garantindo os benefícios trabalhistas a todos.
Podemos citar alguns benefícios cujo o NIS é obrigatório: como é o caso do FGTS, abono salarial, FGTS, etc. Todos os funcionários de empresas públicas ou privadas, beneficiários do Governo Federal, membros de cooperativas e proprietários de negócios precisam ter o NIS.
Portanto, o NIS é a garantia de que o cidadão já recebeu algum tipo de benefício social ou ainda irá receber! Sem o NIS é impossível ter os direitos garantidos. A melhor maneira de encontrar o NIS é através do site do Meu INSS.
- Entre no site Meu INSS ou no aplicativo;
- Faça login com os dados de cadastro do Governo Federal;
- Clique em Meu Cadastro e vá até “Elos CNIS” e confira o NIS.
Pronto! Basta anotar o número e manter guardado para futuras necessidades. Este Elos CNIS é o número NIS de cada cidadão cadastrado. Aos que ainda não têm o NIS definido – é possível criá-lo rapidamente.
Leia mais: Como tratar DEPRESSÃO de graça pelo SUS? Veja o processo
Como cadastrar o NIS sozinho? É possível?
Para obter o NIS é necessário que seja de duas maneiras: mediante o cadastro nos bancos de dados do Sistema Nacional de Informações Sociais ou mediante o primeiro registro na Carteira de Trabalho. Portanto, o cadastro é realizado pelo empregador ou representante do Ministério Público.
Quando o cadastro for realizado pela empresa – é possível realizá-lo de maneira online e em segundos é emitido o NIS único e pessoal do empregado. Lembrando que o cadastro é realizado pelo portal “Cadastro NIS”. Ademais, não é possível cadastrar o NIS sem o auxílio de terceiros autorizados.
Entretanto, aos que já tiveram a carteira de trabalhado assinada ao menos uma vez – o NIS já existe e não é mutável. Basta seguir os passos acima e conseguir encontrar o número de registro.
Portanto, é de suma importância ter acesso ao número do NIS para que os cidadãos tenham garantido os seus direitos e benefícios. Evitando fraudes em programas sociais e até mesmo o repasse incorreto dos recursos públicos.
Sem o NIS cadastrado não é possível receber os benefícios do Governo ou qualquer tipo de auxílio – sequer consultar o cronograma deles.