O Cadastro Único é a porta de entrada para todos os benefícios sociais que existem, em qualquer esfera do governo. E para este ano de 2023, a lista de programas que estão disponíveis é gigante. Embora o mais conhecido seja o Bolsa Família, há outros programas tão importantes quanto ele. Os programas sociais estão divididos em várias áreas a fim de permitir uma vida melhor para a população de baixa renda, confira a lista atualizada
Como se inscrever no CadÚnico?
Para se inscrever no Cadastro Único o interessado deve se dirigir até uma unidade do CRAS, a fim de realizar o cadastro. Lembrando que o simples cadastro não garante a inclusão em nenhum programa social, a pessoa será incluída conforme a disponibilidade deles além da situação econômica da família.
No ato da inscrição, é preciso levar documentos como RG, CPF, título de eleitor além da carteira de trabalho, certidão de casamento ou nascimento. É importante que os documentos sejam levados em suas versões originais, pois não são aceitos cópias.
Após o cadastro, é preciso atualizá-lo a cada dois anos, para que a inscrição não seja cancelada. Caso o titular prefira, também pode baixar o aplicativo do Cadastro Único, realizar uma espécie de pré-cadastro e se inscrever pelo celular e agendar um dia para comparecer na unidade apenas para ratificar as informações.
Veja também: Auxílio Emergencial em 2023: ainda dá para receber até R$ 3 mil
Quais programas estão incluídos no CadÚnico?
- Distribuição de kits para as famílias assistirem tv;
- Programa Internet Brasil, onde são disponibilizados chip e celular;
- Reformas de casas em parceria com prefeituras;
- Auxílio aluguel em parceria com prefeituras;
- Bolsa Família;
- Vale gás;
- Minha casa minha vida;
- Tarifa social de energia elétrica;
- Desconto na conta de água;
- Isenção em concursos e vestibulares;
- Carteira do idoso;
- CNH Social;
- Cursos gratuitos por intermédio do Pronatec;
- Desconto do INSS para as donas de casa.
Lembrando que cada programa possui regras específicas, como também a renda per capita necessária para que a família se encaixe dentro do benefício. Dos citados, os mais comuns são o Bolsa Família, Vale gás e os descontos na conta de água e luz.
Mas como salientado, é sempre importante, após conseguir fazer parte desses programas, sempre manter as informações atualizadas para que os benefícios não sejam cancelados em um futuro próximo. E caso haja qualquer mudança drástica na renda da família, é para o titular ir até o CRAS informar isso a eles e efetuar a atualização para que não ocorra um desligamento compulsório.
Veja também: 7 CAUSAS comuns que pode cancelar seu BPC ainda em 2023